Sem categoria Vitaminas e Gravidez: Tudo que você precisa saber.

Vitaminas e Gravidez: Tudo que você precisa saber.

-

Uma boa alimentação e a ingestão de vitaminas é fundamental em qualquer fase da vida, mas principalmente para aumentar as chances de engravidar. Isso porque a alimentação pode influenciar na fertilidade, ou seja, é um fator primordial para o sucesso desse processo.

Responsáveis por regular diversas funções do organismo, as vitaminas são substâncias extremamente importantes para a saúde. O corpo humano só produz naturalmente a vitamina D, as outras devem ser ingeridas.

Vitaminas: importância para a fertilidade

Uma das causas dos problemas de infertilidade é a baixa qualidade nutricional da alimentação. Por esse motivo, uma simples mudança nos hábitos alimentares pode ser o suficiente para realizar o sonho de ter um filho e uma gestação mais saudável.

As vitaminas para engravidar podem ser encontradas em suplementos e alimentos variados. No caso de suplementos, é importante buscar auxílio médico antes de começar a ingestão. Isso porque apenas um especialista pode indicar qual suplemento tomar, bem como a dosagem. Entretanto, é bastante recomendado que as vitaminas sejam incluídas na dieta para dar uma força para a fertilidade.

Somente a mulher deve consumir vitaminas para engravidar?

Vitaminas para fertilidade feminina

O homem também pode e deve mudar a sua alimentação e procurar consumir vitaminas, facilitando o processo de concepção. Isso porque existem vitaminas que ajudam a aumentar a quantidade e vitalidade dos espermatozoides. Ou seja, não é somente a mulher que deve fazê-lo. Uma boa alimentação que contenha todos os nutrientes necessários influencia no funcionamento de todos os processos do organismo, inclusive a fertilidade:

Vitaminas para fertilidade feminina

Ainda que algumas vitaminas ajudem principalmente durante a gestação, é importante que sejam consumidas a partir do momento em que se decide tentar uma gravidez. Para aumentar consideravelmente suas chances de engravidar, algumas das vitaminas que ajudam a engravidar para a mulher pode ingerir são:

Vitamina B

Para estimular a fertilidade e aumentar as chances de gravidez, existem diversos tipos de vitaminas pertencentes ao complexo B que são fundamentais. São elas:

Vitamina B6

Essa é uma vitamina hidrossolúvel, essencial para o funcionamento correto do organismo e para ajudar a fertilidade nas mulheres. Além disso, a vitamina B6 é um regulador hormonal que equilibra os níveis de progesterona. Dessa forma, também é fundamental para a gravidez, evitando abortos espontâneos e permitindo uma gestação mais tranquila. A vitamina B6 pode ser encontrada em carnes, laticínios e ovos.

ebook infertilidade

Vitamina B9

Também conhecida por ácido fólico, a vitamina B9 é muito popular tanto para as mulheres que já estão grávidas, quanto para as que estão tentando. Isso porque, além de ajudar na formação do bebê, evitando malformações no sistema nervoso central, por exemplo. Acredita-se que também exerça um efeito positivo sobre a qualidade dos óvulos. Essa vitamina também já atua preparando o organismo para uma possível gestação. Algumas fontes da vitamina B9 são grãos integrais e os vegetais, como espinafre, brócolis e acelga.

Vitamina B12

A fertilidade feminina tem uma ligação direta com a saúde e o bem-estar do organismo. Por esse motivo, a vitamina B12 é essencial para combater a anemia e manter as células sanguíneas saudáveis. Essa vitamina ainda é muito importante para as mulheres que não conseguem identificar o período fértil ou não ovulam regularmente. A vitamina B12 pode ser encontrada em mariscos, queijos, fígado, ovos, salmão e caranguejo.

Vitamina C

A vitamina C ajuda na manutenção de um sistema imunológico forte, com uma absorção maior do ferro no organismo. É um potente antioxidante, combatendo os radicais livres que podem levar a envelhecimento celular e danos ao DNA. A vitamina C estimula ainda produção de colágeno, sendo ótima para auxiliar na cicatrização. Além disso, participa da manutenção dos níveis de progesterona, fundamentais para uma gestação bem sucedida. Pimentão, couve, brócolis, frutas cítricas e outras, como acerola, caju e goiaba são algumas das fontes da vitamina C.

Zinco

O zinco auxilia o organismo feminino a fazer um uso mais eficiente do estrogênio, possibilitando o correto desenvolvimento do óvulo. A falta desse mineral no corpo das mulheres reduz a capacidade do óvulo fazer a divisão celular para ser fertilizado. O mineral pode ser encontrado nos frutos do mar, feijão, grão de bico, soja, carne vermelha e laticínios.

Ferro

Presente no espinafre e em carnes, o ferro ajuda na produção dos glóbulos vermelhos. Dessa forma, é importante para evitar a anemia e promover a adequada oxigenação dos órgãos, inclusive do aparelho reprodutor. Além disso, mulheres com anemia estão mais propensas a ter óvulos não saudáveis.

Vitaminas para fertilidade masculina

Como dito anteriormente, homens com problemas de fertilidade também podem buscar adicionar vitaminas em sua dieta, como por exemplo:

Vitamina A

Essa é uma vitamina importante para a produção dos hormônios masculinos, como a testosterona. Assim, a deficiência da vitamina A pode alterar a morfologia e quantidade de espermatozoides, influenciando negativamente na fertilidade e qualidade do sêmen. A vitamina A pode ser encontrada em frutas, laticínios, verduras verde-escura, peixe e ovos.

Vitamina E

A vitamina E é um composto lipossolúvel que fortalece a produção e melhora a qualidade dos espermatozoides. Apresenta um potente efeito antioxidante que combate os radicais livres e o consequente envelhecimento celular e danos ao DNA. Além disso, ela promove a produção de gametas masculinos. Para ingerir essa vitamina, pode-se inserir na dieta óleo de girassol, espinafre, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim e cereais integrais.

Ômega 3, 6 e 9

Sabe-se que o ômega 3 combate o estresse oxidativo e isso, a longo prazo, tem como resultado gametas com uma qualidade maior. Estas 3 substâncias melhoram a função do sistema imunológico e reduzem o envelhecimento celular, contribuindo, ainda, na melhora do perfil lipídico (níveis de colesterol e triglicerídeos). Peixes como salmão, atum e sardinha são ricas fontes de ômega 3. Ômega 6 e 9 podem ser encontrados em nozes, castanhas, azeite, óleo de milho e soja.

Suplementos vitamínicos

Além da alimentação, casais que enfrentam dificuldades para engravidar devem buscar auxílio médico. O profissional especialistas em reprodução humana pode recomendar suplementos vitamínicos, a fim de suprir alguma deficiência de vitaminas pré existente. Esses suplementos não têm o objetivo de aumentar a fertilidade especificamente, mas sim corrigir tal deficiência e, possivelmente, melhorar o potencial reprodutivo do casal.

Fonte: https://viventre.com.br/vitaminas-para-engravidar/

Últimas Postagens

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

O Valor do Conteúdo na Hora de Criar seu Site

Acredito firmemente na preparação do conteúdo do site antes de iniciar o design gráfico, e isso se...

Infidelidade: números e estudo realizado pela BBC News

Calcular quantas pessoas já foram infiéis é um desafio, sobretudo porque os pesquisadores dependem da confissão de...

Você conhece as áreas de atuação do Detetive Particular?

O trabalho dos detetives particulares consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos...

Dicas para SEO Local para Médicos e Prestadores de Serviços

Abusca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você