Industria Resistências elétricas industriais – conheça mais

Resistências elétricas industriais – conheça mais

-

As resistências elétricas são usadas para diferentes fins, desde como o nome diz, resistir a corrente elétrica ou mesmo para gerar calor, como as que estão presentes em ferros de passar e chuveiros. De acordo com a física, resistência é a capacidade do corpo de se opor a passagem de corrente elétrica, o que pode, na maioria das vezes, liberar calor e por isso elas são tão usadas na indústria. Saiba mais sobre as resistências elétricas industriais, suas aplicações e principais modelos disponíveis no mercado.

Outra definição para resistência elétrica refere-se ao número de elétrons livres que se deslocam em um determinado condutor. Os eletros colidem, contra os átomos do metal, encontrando dificuldade para se deslocar, ou seja, uma resistência para a passagem de corrente sob o condutor. Como não havia uma grandeza para medir essa passagem, a definição de resistividade elétrica se tornou a grandeza para medir a resistência de um corpo a ação da corrente elétrica.

Características das resistências

Resistências ElétricasAlguns fatores influenciam a resistividade do material, entre eles o seu tamanho, área comprimento, além de da seção transversal, ou seja, quanto mais fino for o condutor, menor será resistividade. O material também é determinante para calcular essa grandeza, bem como a temperatura nas condições ambientes. Os materiais são determinantes para a fabricação das resistências elétricas industriais, elas são usadas na indústria para aquecer diferentes materiais que servem de matéria – prima para outros produtos.

Falar de resistências sem falar de resistores é quase um pecado. Os resistores são usados tanto na elétrica quanto eletrônica para controlar a corrente elétrica, regulando a tensão que passa pela resistência elétrica.

Resistências tubulares

Como o nome diz, essas resistências tem formato de tubo e possuem diferentes materiais, bem como o óxido de magnésio compactado, titânio, quartzo, cobre, ferro, inox, com diferentes revestimentos tais quais chumbo e teflon. O formato é ideal para ser aplicadas em máquinas de zincagem, para cromear, nquelar, oxidar, além de outras funções mais agressivas. Esse tipo de resistência pode ser imersa no solvente, como a água, gerando o aumento de calor, como ocorre com os outros materiais acima listados.

Resistências tipo cartucho

Parecidas com cartuchos usados em armas de fogo do tipo espingarda, as resistências cartucho também são usadas na indústria, principalmente para gerar calor. Produzida geralmente de aço inoxidável, ferro, níquel, latão esse tipo de resistência elétrica possui diferentes tamanhos, ideais para aparelhos de baixa ou média potência, mas dependendo do seu tamanho também suporta altas potências. Os resistores das resistências tipo cartucho ficam na parte inferior e geralmente são apenas dois que ficam anexados a parte com formato de cartucho. Elas são usadas, principalmente, em máquinas para moldagem de materiais plásticos, estampos, prensas, cilindros e outras máquinas.

Resistência tipo coleira

Resistência Elétrica Coleira Mica

Com formato circular, as resistências do tipo coleira também podem ser produzidas com ferro, aço, cobre ou outro material de alta resistividade. Ela também possui partes de cerâmica ou outro material isolante para melhor fixação. Esse tipo de resistência é usado em máquinas injetoras, sopradoras, aquecimento de tambores, tubulações e outras aplicações. Ainda há outros tipos de resistências, contudo essas são as mais comuns e são amplamente usadas em fábricas de diferentes portes.

Últimas Postagens

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

O Valor do Conteúdo na Hora de Criar seu Site

Acredito firmemente na preparação do conteúdo do site antes de iniciar o design gráfico, e isso se...

Infidelidade: números e estudo realizado pela BBC News

Calcular quantas pessoas já foram infiéis é um desafio, sobretudo porque os pesquisadores dependem da confissão de...

Você conhece as áreas de atuação do Detetive Particular?

O trabalho dos detetives particulares consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos...

Dicas para SEO Local para Médicos e Prestadores de Serviços

Abusca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você