Construção Diferenças do Brasil para o EUA: A construção de...

Diferenças do Brasil para o EUA: A construção de casas

-

Muitas pessoas sonham em viajar para o exterior buscando visualizar as diferentes culturas que compõem inúmeros países. Algumas nações têm características bem distintas, podendo ser classificadas como unitárias. Traços físicos, infra estruturais e gastronômicos são alguns dos mais reparados.

Quando alguns turistas chegam ao Brasil, imediatamente a natureza do samba e o cunho do futebol são observados. Com o passar do tempo, outras particularidades verde e amarela, boas e ruins, endossam seus conhecimentos no cunho urbanístico e social.

Contudo, um dos aspectos mais analisados pelos excursionistas, principalmente oriundo do Estados Unidos é a maneira como os brasileiros constroem suas casas. Num país onde se encontra o maior nicho de floresta do mundo, o uso de concreto para levantar domicílios é visto como surpreendente.

Funcionalidade e ufanismo são genes corriqueiros em qualquer norte-americano.

eua-país-de-grandes-prédios-feito-através-de-alvenaria-mas-apaixonado-por-madeira

Um país acostumado a enormes arranha-céus. Esse é o Estados Unidos da América. Várias pessoas devem imaginar que o método de construção exercido pela maioria dos norte-americanos usa elementos como cimento, tijolo, betoneira e cal. Todavia, a técnica de construção para domicílios, em grande parte do território, é diferente.

A cultura estadunidense, ao elaborar qualquer projeto, dos mais variados assuntos, sempre busca desenvolve-los com qualidade, praticidade e economia financeira. E essas características podem ser vista na construção de casas. Várias pessoas utilizam em sua concepção madeiras. Alguns podem estranham a opção, mas algumas justificativas são coerentes.

casas-de-madeira-flexibiliza-a-vida-do-estadunidense

Temperatura adequada no recinto, barateamento da sua construção e deslocamento do domicilio são algumas de várias hipóteses apontadas. Os norte-americanos sofrem de mudanças climáticas extremas durante o ano. Porém, a maneira de sua elaboração diminui essa intensidade, mantendo o clima agradável. Todavia, não é só de benesses que as casas de madeira imperam.

Propensão a pragas como o cupim, alastramento agudo de fogo – caso ocorra algum incêndio – e manutenção do local são empecilhos consideráveis. Residências construídas com esse material são vulneráveis a ações pequenas, mas perigosas. Porém, a maioria dos estadunidenses preferem esse formato de edificação por conta da linha cultural que eles mantem no país.

Limpeza, organização, boa saúde financeira e patriotismo são vertentes que impulsionam os “yankees”. Outros países do mundo têm, em menor escala, a cultura da construção de casas tendo a madeira como protagonista. Contudo, o Brasil também já exerceu esse atributo, mas foi obrigado a passar por mudanças.

O que é classe média pros americanos, vira pobreza aos brasileiros.

o-excesso-de-pragas-influenciou-no-nao-desenvolvimento-de-casas-feitas-com-madeira-no-brasil

Como diria Jorge Ben Jor: “Moro num país tropical, abençoado por deus e bonito por natureza”. O Brasil de tanta gente e tantos problemas já teve construções de casa com madeira nos séculos 16 e 17. Porém, devido ao alto calor exercido, grande número de parasitas e falta de cuidado com os domicílios, essa cultura acabou se perdendo com o tempo.

Atualmente, casas de madeira no Brasil são vistas como “favelas” ou residências de pobre. O modo de alvenaria se faz presente em qualquer edificação. Locação de betoneiras, compra de tijolos, cimento e outros materiais são fios condutores necessários para o sucesso de uma obra nacional.

Conclusão do caso:

abandono-gera-abandono

Em síntese, as duas culturas dissidentes num mesmo continente acabaram criando rupturas por características locais. No EUA, se dignifica a obra pratica e sustentável, além da confiança plena em seu governo. Bem oposto ao Brasil, onde a insegurança, falta de zelo e aspectos climáticos fazem sua população reverenciar a alvenaria e seus compostos.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você