Educação Apostila de Haia, qual sua importância no processo de...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

-

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos pelo país em questão é a Apostila de Haia.

Muitas pessoas ainda desconhecem o que é e a importância dela no processo burocrático para dar entrada em um pedido de cidadania, como no caso dos milhares de brasileiros que tentam a cidadania italiana.

Sendo assim, o objetivo desse artigo é mostrar a você, exatamente, o que significa a Apostila da Convenção de Haia, bem como também compreender como se convencionou esse processo entre os países.

Para saber tudo sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Apostila de Haia: Saiba tudo sobre ela!

Convenção de Haia: É preciso compreendê-la

Para entender mais sobre a Apostila da Convenção de Haia, é preciso compreender o que foi a convenção que deu origem a ela.

A Convenção de Haia ocorreu no ano de 1961 e é um tratado internacional que tem o objetivo de tornar mais simples a enorme burocracia relativa a documentos oficiais a serem utilizados no exterior.

Com isso, mais de 100 países possuem um acordo para tornar o processo de autenticação dos documentos estrangeiros mais fácil e simples de ser realizado.

O Brasil passou a fazer parte do grupo de países signatários da Convenção de Haia em 2016, o que facilitou a vida das pessoas que precisam, desde então, apenas passar por um procedimento para legalizar e autenticar seus documentos.

Esse procedimento é justamente a Apostila da Convenção de Haia.

O que é a Apostila de Haia?

A Apostila de Haia, ao contrário do que muitos imaginam, trata-se de um selo ou de um carimbo que é emitido, em documentos oficiais, por autoridades competentes.

A partir do apostilamento de Haia, o documento em que o selo ou carimbo foi colocado passa a ser considerado como autêntico, tendo sido reconhecido pelo órgão responsável no qual o mesmo foi expedido.

Assim, os documentos passam a ter validade no país em que a cidadania vai ser requerida, como é o caso da Itália, por exemplo.

Sempre que você tiver que apresentar um documento no exterior em um país no qual ele não foi emitido, mesmo que não esteja relacionado com o processo de cidadania, a Apostila de Haia precisará ser requisitada.

Apostila de Haia: Quanto custa e qual a validade?

Duas das maiores dúvidas em relação ao apostilamento de Haia diz respeito à quanto custa a apostila no Brasil e qual a validade da mesma.

Primeiramente, para saber quanto custa a Apostila de Haia é preciso entender que cada estado possui um valor vigente por ela.

A média nacional brasileira é de R$ 75,00, mas há estados em que esse preço pode ser bem maior, bem como outros em que ele pode ser mais em conta.

A 4DOC oferece um dos melhores preços pelo serviço da apostila Brasil do país, cobrando apenas R$ 60,00 por certidão.

A Apostila de Haia não possui um prazo de validade, ou seja, ela não vence, o que é preciso ficar claro para quem está apostilando um documento.

Por outro lado, os documentos possuem diferentes prazos de validade, então caso o documento em questão esteja fora do prazo, a Apostila da Convenção de Haia não irá garantir a validade dele.

Compreender isso é de suma importância para ficar atento à validade dos seus documentos para não passar por problemas durante o processo de cidadania.

Conclusão

Como você viu, a Apostila de Haia nada mais é do que um selo ou um carimbo que garante que um determinado documento será aceito em um país exterior, tendo sido autenticado pelas autoridades do órgão competente.

A apostila foi criada a partir da Convenção de Haia, que visou tornar mais simples o processo de autenticação de documentos no exterior.

Neste texto, você ainda pôde ver importantes informações relacionadas com a validade da apostila, bem como o preço cobrado por ela no Brasil, em uma média nacional.

A 4DOC faz um preço bem melhor pelo apostilamento de cada documento, além também de prestar o serviço de tradução de documentos para o processo de cidadania.

Últimas Postagens

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

O Valor do Conteúdo na Hora de Criar seu Site

Acredito firmemente na preparação do conteúdo do site antes de iniciar o design gráfico, e isso se...

Infidelidade: números e estudo realizado pela BBC News

Calcular quantas pessoas já foram infiéis é um desafio, sobretudo porque os pesquisadores dependem da confissão de...

Você conhece as áreas de atuação do Detetive Particular?

O trabalho dos detetives particulares consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos...

Dicas para SEO Local para Médicos e Prestadores de Serviços

Abusca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você