Cirurgias Sabe a diferença entre rinoplastia e rinomodelação? Entenda

Sabe a diferença entre rinoplastia e rinomodelação? Entenda

-

Rinoplastia Cirurgia Plastica

Muitas pessoas se sentem incomodadas com a aparência do nariz e buscam soluções para esse problema. Isso porque um nariz mais bonito contribui para deixar o rosto mais harmonioso. Por esse motivo, tem crescido o número de pacientes que procuram por procedimentos como rinoplastia e rinomodelação. Mas você sabe qual a diferença entre eles?

Diferenças da rinoplastia e rinomodelação

A rinoplastia é uma cirurgia plástica muito conhecida, porém existe outra alternativa: a rinomodelação. Dessa forma, a rinoplastia e rinomodelação são realizadas a fim de corrigir imperfeições no nariz. Entretanto, elas têm diferentes indicações e técnicas.

Enquanto a rinoplastia é um tratamento cirúrgico, a rinomodelação não é. Essa já é a primeira diferença notável entre os dois procedimentos. Isso significa que a rinomodelação é menos invasiva, feita com ácido hialurônico e ideal para a realização de melhorias sutis em pequenas imperfeições nasais. A rinoplastia, por outro lado, serve para modificar a estética do nariz, podendo também tratar a condição respiratória do paciente.

Existem ainda outros aspectos que diferem a rinoplastia e rinomodelação. São eles:

Quais as indicações da rinoplastia e como ela é feita

Quem está insatisfeito com o formato natural de seu nariz pode se submeter a uma rinoplastia. Além disso, em diversos casos esse procedimento está associado a outros, como a retirada de parte dos cornetos nasais ou a correção do septo. Geralmente, essa é uma cirurgia que pode ser feita por qualquer pessoa a partir dos 15 anos, que é quando o desenvolvimento facial já está concluído.

Com uma possibilidade muito grande de abordagens e técnicas, a rinoplastia é indicada para a correção tanto estética quanto funcional do nariz. É possível, através da cirurgia, aumentar ou diminuir o nariz, reduzir as asas, dar projeção para a ponta ou melhorar a projeção do dorso nasal, entre outros.

Existem duas técnicas usadas para a rinoplastia tradicional. São elas:

  • Técnica aberta: é feita uma pequena incisão na cartilagem na base do nariz entre as narinas e na parte interna de cada uma delas. Isso permite que o cirurgião erga os tecidos, tendo uma visão melhor da área;
  • Técnica fechada: são feitas incisões por dentro do nariz, assim exigindo mais perícia do cirurgião. Dessa forma, as cicatrizes são mais discretas.

A escolha da melhor técnica depende das características de cada paciente.

Quais as indicações da rinomodelação e como ela é feita

A rinomodelação é indicada para aqueles que almejam pequenas alterações nasais. Como, por exemplo, corrigir a giba, desníveis, o perfil sinuoso, a queda da ponta e outros. Também chamada de bioplastia do nariz, esse procedimento consiste no preenchimento dessa região com ácido hialurônico. Assim, não precisa de nenhuma incisão e nem fraturas.

Durando, em média, entre 20 e 30 minutos, a rinomodelação é um procedimento completamente estético. Ou seja, não serve para corrigir alterações funcionais. Com anestesia local, uma seringa é utilizada para injetar o ácido hialurônico e moldar o nariz. Os orifícios depois são tampados com curativos e o paciente pode receber alta logo em seguida.

Resultados da rinoplastia e rinomodelação

A rinoplastia e rinomodelação podem ser feitas quando o paciente deseja alterar o aspecto estético do nariz. Dessa forma, o resultado de ambos os procedimentos pode ser uma modificação na aparência e harmonia do rosto.

No caso da rinoplastia, cicatrizes visíveis podem ser vistas quando a técnica aberta é adotada. Entretanto, elas são bem discretas. O resultado definitivo só pode ser avaliado após um ano em que o procedimento foi realizado.

Já a rinomodelação não deixa nenhuma cicatriz, somente os furos da agulha que logo desaparecem. Os resultados já podem ser observados logo no primeiro dia, porém o inchaço desaparece completamente após aproximadamente 4 semanas.

Devido à reabsorção do ácido hialurônico pelo organismo, os resultados da rinomodelação não são definitivos, durando de 1 a 2 anos apenas.

Rinoplastia e rinomodelação: como é a recuperação?

rinoplastia rinomodelação são dois procedimentos fundamentais para quem deseja fazer alguma modificação estética no nariz. Por isso, contribuem para a autoestima, bem-estar e felicidade do paciente.

Contudo, outro ponto em que a rinoplastia e rinomodelação diferem completamente é na recuperação. Esses procedimentos apresentam diferenças tanto no grau de desconforto, quanto nos cuidados que precisam ser tomados pelo paciente.
Após a rinoplastia, é comum que o paciente use uma tala, que deve ser utilizada por uma semana e, posteriormente, um micropore por 15 dias. O inchaço é bem mais acentuado e podem surgir hematomas. Devido às incisões e fraturas, o paciente pode sentir desconforto e até mesmo dor.

Quando se fala em rinomodelação, por outro lado, o paciente pode voltar às atividades normais após a aplicação do ácido hialurônico. Leve inchaço e alguns hematomas na região podem aparecer, porém em algumas horas devem sumir. Evitar traumas na região é fundamental para uma boa recuperação.

Rinomodelação Cirurgia Plastica
Rinomodelação Cirurgia Plastica

Ponderações importantes sobre rinoplastia e rinomodelação

Independente da sua escolha entre rinoplastia e rinomodelação, é importante realizar o procedimento com um médico habilitado e especializado. Isso porque ele terá um maior conhecimento anatômico do nariz e estará preparado para atender com segurança.

Além disso, é fundamental realizar os exames solicitados a fim de verificar o estado de saúde do paciente de forma geral antes de passar pela rinoplastia ou rinomodelação.

Para fazer uma escolha acertada entre os procedimentos, você pode conversar com o médico sobre as possibilidades e expectativas, além de aproveitar para tirar todas as suas dúvidas.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você