De forma geral, um tecido feito para roupas esportivas é qualquer tecido especificamente projetado para ser usado em situações que exigem resistência, equilíbrio do calor e muito mais.
No momento da prática física, o tipo de material que você escolhe pode afetar em muitos fatores; a espessura, o calor, a durabilidade, o estilo e a maneira como suas roupas esportivas melhoram – ou não – o seu desempenho.
O tecido esportivo é um tecido técnico, pois absorve rapidamente o suor e o transporta para a superfície, onde pode evaporar e secar. Saiba mais sobre as características das roupas esportivas através de seus tecidos.
O que saber sobre os tecidos das roupas esportivas?
Ao usar um tecido para roupas esportivas, a ideia é que você possa se vestir com conforto durante suas atividades e permanecer bem, incentivando que você se destaque. Isso inclui toda e qualquer prática, desde correr até nadar.
– É importante encontrar um tecido que seja adequado para oferecer suporte a você, mas que também seja elástico o suficiente para que você possa se mover livremente sem restrições.
– Usar roupas largas para exercícios e esportes não é prático e, nesse caso, apenas as camisas de basquete e futebol são uma exceção.
- Além do exercício, as roupas esportivas também são uma moda em si, consistindo de, jaquetas e calças que podem ser usados como vestuário todos os dias.
- O vestuário atlético deve ser capaz de suportar as maiores quantidades de estresse e tensão possíveis, o que significa que os materiais utilizados para torná-lo precisam ser de um calibre superior.
Então, qual é o melhor? Se você está comprando roupas esportivas ou está simplesmente curioso, aqui estão cinco materiais para que você conheça:
Poliamida
A poliamida é o melhor tipo de tecido para atletas que desejam a durabilidade de uniformes de alta qualidade sem sacrificar seu próprio conforto pessoal.
- Este material é um tecido sólido que permite que o suor escorra da pele para uma evaporação mais eficiente.
Poliéster
O poliéster é o tecido de escolha para esportes que exigem uniformes esportivos extremamente duráveis.
– Esportes de colisão ou de alta resistência têm esse tecido em alta demanda durante todo o ano.
Algodão
A malha de algodão era o tecido de escolha número um antes que o poliéster com propriedades absorvente de umidade estivesse disponível para um vestuário atlético que cause alta transpiração.
– O tecido de algodão permite que o ar flua através do vestuário da equipe, circulando o ar para a pele rapidamente e permitindo o máximo resfriamento através de uma altíssima absorção do suor.
- No entanto, este tecido não é tão durável quanto os materiais mencionados anteriormente por sua baixa flexibilidade.
O algodão também pode coletar odores de suas roupas esportivas se você adiar o dia da lavagem de suas peças.
Poliéster-Algodão
Estes tecidos são semelhantes às misturas 100% de algodão, mas têm vários benefícios adicionais.
– Além de respiráveis e confortáveis, eles são muito menos propensos a encolher.
- Não só isso, mas muitas vezes são roupas esportivas mais duráveis do que os uniformes de algodão simples.
Tecido tecnológico
O tecido tecnológico substituiu o poliéster em esportes de diversas modalidades, por possuírem uma série de benefícios adicionais para aqueles que buscam roupas esportivas de qualidade.
– Esse tecido, ao contrário dos outros, possui pequenas perfurações que permitem um melhor fluxo de ar sem sacrificar a durabilidade que os uniformes personalizados da equipe geralmente exigem.
– Embora esses materiais sejam mais caros do que o preço dos anteriores, eles valem mais a pena para aqueles que precisam de roupas esportivas de alta qualidade.
Conhecendo os principais tecidos das roupas esportivas da atualidade, você pode apostar em suas leggings para academia, camisas para corrida e bermuda para ciclismo ideais para você de acordo com suas necessidades!