Auto O que fazer com o seguro automotivo ao trocar...

O que fazer com o seguro automotivo ao trocar de carro?

-

De tempos em tempos, as circunstâncias da vida exigem que as pessoas se adequem a novas realidades. Quando a família aumenta, por exemplo, é hora de comprar um carro mais espaçoso. Quanto há uma promoção no trabalho, pode ser o momento de adquirir um carro mais novo. Em contrapartida, o aperto no orçamento pode indicar a necessidade de comprar um modelo mais simples, que amenize as despesas.

O fato é que trocar de carro é necessário em algumas ocasiões, pelos mais diversos motivos. Outra necessidade que as ruas brasileiras impõem é a de fazer um seguro automotivo, afinal de contas, roubos e acidentes são estatísticas frequentes, infelizmente.

O que fazer com o seguro automotivo ao trocar de carro?

Nesse contexto, surge uma dúvida frequente: como fica o seguro adquirido na hora de comprar um carro novo?

Endosso

Para quem já realizou um seguro auto, mas optou por trocar de carro enquanto o seguro estava em vigência, é preciso solicitar um endosso na apólice de seguro.

O endosso é um aditamento, isto é, uma atualização feita nas apólices quando houver alguma alteração nos dados originais. A troca de carro é uma dessas atualizações, mas há varias outras que podem necessitar de um endosso, como mudança de endereço, transferência de título de propriedade, entre outros.

No caso dos veículos, o endosso inclui também mudanças no uso que se faz do veículo (que era diário e agora se limita aos fins de semana, por exemplo), características do condutor, inclusão de um novo condutor, inclusão de coberturas adicionais, e por aí vai.

Como proceder ao trocar de carro?

Para quem acabou de adquirir um carro novo, o primeiro passo é comunicar a corretora de seguros sobre a alteração. A corretora tomará as providências necessárias para solicitar o endosso. Além disso, os profissionais da área possuem todo o conhecimento e expertise para identificar as seguradoras e coberturas mais adequadas diante dessa alteração.

Um carro novo significará, possivelmente, uma alteração no valor do seguro (e do prêmio), seja um aumento ou uma redução. Em caso de aumento, esse valor a mais será cobrado do segurado. Em caso de dedução, a diferença será devolvida pela seguradora ao cliente.

Não demore!

Concluindo, a medida a ser tomada para que o seguro seja atualizado diante da compra de um novo veículo é a solicitação de um endosso.

Ao trocar o carro, não se pode demorar em comunicar a corretora de seguros, pois o seguro ficará inválido enquanto os dados do segurado não estiverem atualizados. Não marque bobeira, já que acidentes e roubos podem ocorrer quando menos se espera. Esteja atento!

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você