Casa e família Etapas da construção de prédios

Etapas da construção de prédios

-

Em termos de engenharia e arquitetura, a construção de prédios possui algumas especificidades. Já que se trata de empreendimentos de grande porte, muitos cuidados são requeridos na hora de conceber as estruturas e selecionar os materiais que irão compor a edificação. Assim, conheça as etapas do processo de construção de prédios.

Estudo do terreno

É essencial que seja realizado um estudo topográfico aprofundado do lote, incluindo as propriedades do solo, a capacidade de drenagem e demais características do terreno, para que seja limpo e nivelado. Estes estudos devem ser comparados com os objetivos do proprietário para verificar se o projeto é viável ou se será preciso realizar ajustes.

Fundação

Depois que o projeto foi aprovado, com base nos estudos realizados, é hora de tirá-lo do papel. A primeira etapa prática é a construção da fundação, que nada mais é do que a estrutura de ferro ou concreto sobre a qual o prédio será levantado. Há vários tipos de fundação, como a fundação rasa, que é empregada nas superfícies mais resistentes e secas, exigindo menos gastos. Outra opção são os barretes, que são mais caros, pois exigem equipamentos específicos, sendo empregados na construção de prédios com mais de 20 andares. O tipo de solo é determinante na escolha do tipo de fundação.

Etapas da construção de prédios

Alvenaria

Depois que a estrutura foi preparada com segurança, devem ser levantadas as paredes que constituirão os ambientes e corredores. A escolha dos materiais deve levar em consideração a segurança, a vedação e a criação de isolamentos térmicos e acústicos. Tijolos e blocos de concreto são as principais matérias-primas desta etapa.

Estrutura geral

Além das paredes, outros itens estruturais devem ser construídos, como os forros, coberturas e telhados, que geralmente consistem em lajes ou estruturas em madeira. Além deles, também é preciso instalar as esquadrias, ou seja, portas, janelas, basculantes e outros itens de arremate. As esquadrias podem ser concebidas em materiais como madeira, metal ou plástico. A eletricidade e os sistemas hidráulicos do prédio devem ser instalados nesta fase.

Aplicações estéticas

Por último, mas não menos importante, é preciso conceber os acabamentos do projeto. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa fase não consiste apenas nos projetos decorativos, mas também nos revestimentos que irão conservar a estrutura do prédio em segurança.

Nessa fase, há uma diversidade enorme de caminhos a seguir e materiais a utilizar, como gesso, pastilhas, azulejos, porcelanatos, cerâmicas, carpetes, pisos, entre outros. É preciso investir em um bom projeto de pintura predial, pensando com cuidado nas tintas, vernizes, vidros e detalhes.

Considerações finais

Após a execução de toda a obra, é preciso colocar o prédio para funcionar, o que inclui a ativação da eletricidade e dos sistemas hidráulicos. Com a documentação em ordem, o prédio já estará pronto para receber moradores (ou empresas, em caso de prédios comerciais).

Últimas Postagens

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

O Valor do Conteúdo na Hora de Criar seu Site

Acredito firmemente na preparação do conteúdo do site antes de iniciar o design gráfico, e isso se...

Infidelidade: números e estudo realizado pela BBC News

Calcular quantas pessoas já foram infiéis é um desafio, sobretudo porque os pesquisadores dependem da confissão de...

Você conhece as áreas de atuação do Detetive Particular?

O trabalho dos detetives particulares consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos...

Dicas para SEO Local para Médicos e Prestadores de Serviços

Abusca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você