Casa e família Elementos arquitetônicos e conforto térmico

Elementos arquitetônicos e conforto térmico

-

A arquitetura é uma área do conhecimento que tem o objetivo de otimizar o aproveitamento dos espaços nos imóveis, de modo que sejam confortáveis e, ao mesmo tempo, ofereçam atratividade estética.

Por este motivo, os profissionais da área estão constantemente acompanhando as tendências em arte, design e tecnologia para oferecer soluções que tornem os ambientes mais bonitos e funcionais. Nesse contexto, uma das maiores preocupações dos arquitetos é o conforto térmico, afinal de contas, nada mais desconfortável do que passar calor ou frio. Como nem todos têm aquecedores ou aparelhos de ar-condicionado, cabe à arquitetura desenvolver meios de controlar a temperatura dos ambientes. Veja como isso é possível:

Elementos arquitetônicos e conforto térmico

Ventilação

A maneira como sol incide sobre o imóvel e a ventilação dos ambientes devem ser analisadas pelos profissionais na hora de pensar no conforto térmico. Ambientes com pé direito alto, vãos, portas e janelas de grandes dimensões ajudam a aliviar o calor. Para favorecer a ventilação do ambiente, janelas e portas posicionadas opostamente umas às outras ajudam a criar correntes de ar.

Janelas e brises

Janelas e varandas podem ser revestidas por películas transparentes que controlam a incidência de luz solar. Sem comprometer a estética, a visibilidade e a iluminação do local; elas ajudam a evitar que o ambiente se torne excessivamente quente. Telas, cortinas e persianas também podem ser úteis nesse sentido.

Para quem deseja uma maior inovação na parte externa do imóvel, os brises são ótimas opções. Um bom brise metálico ou de madeira, por exemplo, possui placas paralelas que restringem a passagem dos raios solares, especialmente nas fachadas mais expostas. Isso também ajuda a controlar a temperatura do local.

Tintas

A cor também tem um efeito importante sobre a temperatura dos espaços. Há, inclusive, tintas térmicas reflexivas, disponíveis em diferentes tonalidades e a preços acessíveis.

Nas coberturas, a dica é evitar as cores comumente utilizadas, como o marrom e o vermelho, já que elas retêm boa parte da radiação solar e aquecem os imóveis. A dica é apostar em cores claras, como o próprio branco. Outra opção bacana e que é tendência atual é o teto verde, que possui jardins que absorvem a luz solar e evitam a propagação de calor.

Interiores

Dentro dos ambientes, também há medidas bem simples que ajudam a evitar o superaquecimento do local. A escolha do piso é importante para manter o ambiente fresco. Cerâmica e porcelanato são os materiais mais indicados.

A presença de plantas dentro de casa também é interessante, pois refrescam o ambiente e ainda servem como itens decorativos. Tecidos mais leves nos sofás e nas poltronas também deixam o ambiente mais confortável. Quanto à iluminação, a dica é investir nas lâmpadas de LED, que, além de promoverem maior economia, esquentam menos do que os outros modelos.

Se com as dicas de design e arquitetura, ainda não for possível obter o conforto térmico desejado, aí sim vale a pena ligar os ventiladores ou mesmo adquirir um aparelho de ar-condicionado.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você