Casa e família Dicas de pintura para fachadas de prédios

Dicas de pintura para fachadas de prédios

-

De tempos em tempos, qualquer imóvel precisa de uma pintura para renovar seu aspecto visual e com os prédios não é diferente. Entretanto, alguns cuidados com a escolha das tintas, lavagem, manutenção das estruturas e métodos de pintura devem ser tomados em estruturas desse tipo. Confira algumas considerações a seguir:

Escolha do momento

O momento certo para pintar ou repintar a fachada do prédio está sujeito a algumas variáveis. A necessidade de pintar o imóvel geralmente surge quando é possível identificar marcas de infiltração de água, bolhas, descascamento e descoloração. Esses fatores podem surgir mais ou menos rapidamente, dependendo da qualidade da tinta empregada na última pintura e da exposição da fachada à ação de intempéries (sol intenso, chuvas, ventanias etc). Para que o material não se perca e para que não haja atrasos, recomenda-se que a pintura seja feita nos meses mais secos do ano.

Lavagem

É recomendável que a fachada seja lavada antes da pintura. O melhor método, levando em consideração que a área é bastante extensa, é o hidrojateamento, no qual a sujeira é removida por meio de jatos de água em alta pressão. Além de remover o acumulado de poeira e microrganismos, o método também facilita a identificação de fissuras que devem ser resolvidas antes da pintura. É fundamental que a superfície esteja uniforme antes da aplicação da tinta.

Escolha da tinta

Ao definir a cor, lembre-se de comprar sempre tintas exatamente na mesma tonalidade e de preferência da mesma marca, de modo a evitar diferenças, ainda que discretas, na tonalidade. Dentre as disponíveis no mercado, as tintas mais recomendadas para aplicação externa são aquelas à base de látex, pois conferem mais qualidade ao projeto. Procure pesquisar sobre as propriedades de absorção e permeabilidade antes de escolher a tinta.

Pintura

A superfície que irá receber a tinta não pode estar fragmentada nem apresentar infiltrações. Se essas condições estiverem presentes, é recomendável que se troque a argamassa por um modelo impermeabilizante. Esse procedimento, no entanto, precisa de uma criteriosa avaliação profissional.

Ao diluir a tinta, siga à risca as especificações do fabricante para fazer um uso racional e eficiente do produto.

Dicas de pintura para fachadas de prédios

É preciso ressaltar que a pintura predial apresenta alguns riscos aos envolvidos. Dessa forma, todos os funcionários devem estar com equipamentos de proteção individual para manter sua segurança. Esses itens incluem:

  • Cordas e cintos de segurança;
  • Protetores auriculares e abafadores;
  • Botinas e luvas de proteção;
  • Máscaras de proteção e filtros de ar;
  • Óculos de proteção e viseiras;
  • Capacetes.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você