Casa e família Dicas de manutenção de estruturas em madeira

Dicas de manutenção de estruturas em madeira

-

A madeira é um material de fácil obtenção e muito apreciado para construir, decorar e mobiliar imóveis de diversos tipos. Trata-se de um clássico da arquitetura, que une o natural e o urbano, tornando os ambientes mais elegantes e sofisticados. A madeira tem tons mais neutros, criando combinações interessantes com outros materiais. Além disso, ela é bastante versátil, podendo ser utilizada em diversos cômodos, internos ou externos, em lares ou edificações comerciais. Podem ser aplicados pergolados, decks, painéis, forros, além do clássico piso de madeira.

Dicas de manutenção de estruturas em madeira

Uma característica que não se pode esquecer é: a madeira é um material orgânico e que, por conta disso, requer alguns cuidados especiais, independentemente do tipo utilizado. Por falar nisso, escolher o tipo mais adequado ao ambiente em que a madeira será aplicada é o primeiro passo.

Impermeabilizantes

Especialmente se a estrutura de madeira estiver em ambiente externo, o material ficará sujeito a chuvas. A madeira naturalmente absorve água, o que pode desencadear o seu apodrecimento. Para que isso não aconteça, são recomendados impermeabilizantes, ou seja, substâncias que reduzem a porosidade da madeira e evitam que as peças absorvam a umidade, prolongando sua vida útil. Há diversos tipos de impermeabilizantes, como o verniz, tintas, argamassas e outros materiais de acabamento. Se optar pelo verniz, não exagere nas aplicações, ou poderá deixar a madeira com aspecto amarelado.

Recipientes com bebidas muito quentes ou geladas também podem deixar marcas na superfície do material. Use panos e toalhas para proteger a madeira. Também é recomendável evitar o contato direto da madeira com a terra e que os móveis de madeira fiquem ao menos 3 centímetros afastados das paredes, para evitar que absorvam umidade.

Limpeza

A madeira é funcional e naturalmente bonita, porém, como qualquer outro material, acumula sujeira de tempos em tempos. É preciso limpar as peças para manter a madeira brilhante, e isso pode ser feito de forma simples: passe panos úmidos com uma pequena quantidade de detergente neutro. Se desejar, pode aplicar óleo de peroba ou cera de abelha depois da secagem, para lustrar e aumentar o brilho.

Lixamento

Algumas peças exigem lixamento para que mantenham suas superfícies planas e homogêneas. Isso deve ser feito anualmente, e o mercado oferece vários tipos de lixas: as elétricas, as mais finas, as mais grossas etc. O fornecedor do material poderá orientá-lo acerca de qual tipo melhor se adapta às suas peças.

Troca de peças

Em alguns casos, especialmente quando os cuidados citados acima não são tomados, as peças podem se quebrar, empenar ou apodrecer, devido à ação de fatores como: exposição intensa ao sol, umidade e insetos – especialmente os cupins. Quando isso ocorre, é recomendável que se troque a peça ou, em caso de peças decorativas, podem ser realizados enxertos com tratamentos específicos. Para evitar essas trocas e fazer economia, siga as nossas dicas!

Últimas Postagens

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

O Valor do Conteúdo na Hora de Criar seu Site

Acredito firmemente na preparação do conteúdo do site antes de iniciar o design gráfico, e isso se...

Infidelidade: números e estudo realizado pela BBC News

Calcular quantas pessoas já foram infiéis é um desafio, sobretudo porque os pesquisadores dependem da confissão de...

Você conhece as áreas de atuação do Detetive Particular?

O trabalho dos detetives particulares consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos...

Dicas para SEO Local para Médicos e Prestadores de Serviços

Abusca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada...

5 Dicas de SEO para Médicos

Você é um médico fundador de uma clínica ou consultório com muitos anos de experiência e excelentes...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você