Casa e família Cuidados especiais com a grama para jardins

Cuidados especiais com a grama para jardins

-

No mundo cada vez mais urbanizado em que vivemos, áreas verdes nos fazem falta. Além de auxiliarem na purificação do ar, essas áreas dão mais vida aos ambientes, melhoram a decoração e, consequentemente, alegram e inspiram quem passa por esses locais. Muita gente gosta de cultivar, ou sonha em ter jardins em casa, mas isso requer alguns cuidados especiais, principalmente no que diz respeito ao gramado. O gramado é considerado o plano de fundo dos jardins e, portanto, precisa estar bonito para realçar as plantas que farão parte da composição. Para mantê-lo em ordem, é fundamental a utilização de um bom aparador de grama.

Cuidados especiais com a grama para jardins

O gramado, quando bem cuidado, dá destaque para as cores das outras plantas e flores, criando harmonia no aspecto visual. Por outro lado, quando está mal cortado, transmite a sensação de abandono e descaso. Outro item importante a ser levado em consideração é a seleção dos melhores tipos de grama para jardins:

Grama esmeralda

É a mais indicada para terrenos com incidência solar durante a maior parte do dia, por isso é especialmente utilizada em jardins residenciais, casas de campo e áreas industriais. Suas folhas são macias, estreitas e resistentes, de tamanho médio. Esse tipo é caracterizado pela cor verde-esmeralda, que dá nome à espécie.

Grama São Carlos

Trata-se de um tipo de grama com tonalidade mais escura do que a grama esmeralda. Suas folhas são largas e lisas e se adaptam bem tanto a áreas com maior incidência de sol quanto a áreas mais sombreadas. É indicada para jardins residenciais ou públicos, principalmente em regiões de clima frio. Tem alta resistência a pragas em geral e ervas daninhas.

Grama Santo Agostinho

Caracteriza-se pelas folhas bem lisinhas, sem pelos, com comprimento e largura medianos. Também apresenta cor verde escura e se adapta bem a ambientes de umidade alta, tanto nas cidades litorâneas quanto nas cidades das regiões serranas.

Grama Coreana

Provavelmente o mais estético dos tipos de grama, caracterizado pela coloração verde-vivo, sendo bastante utilizado em projetos paisagísticos. É um tipo de grama mais delicado, indicado para locais de movimentação moderada, uma vez que suas folhas são muito macias. É também utilizada em arranjos de plantas e vasos, muito comuns em jardins orientais. Também é conhecida como grama japonesa.

Agora que você já conhece os principais tipos de grama para jardim, que tal se inspirar e cultivar em sua própria casa? É uma arte que demanda cuidados, tempo e dedicação, mas que, em compensação, motiva e alegra quem vê os resultados.

Últimas Postagens

Tipos de Ansiedade: Livre-se deste mal!

Apesar de existirem tipos de ansiedade diferentes, nem sempre um transtorno precisa de tratamento. Dessa forma, este...

Qual o melhor Antidepressivo: Pergunte Aqui

Recebo muitas perguntas de pacientes que desejam saber “qual o melhor antidepressivo do mercado?” Bem, vamos à uma dessas...

Psiquiatra em Brasília | DF

Antes de saber onde encontrar o melhor psiquiatra em Brasília | DF, você precisa saber o que exatamente faz este...

O que é um Relacionamento Tóxico?

Afinal, você sabe o que é um relacionamento tóxico? Você desconfia ou sente que pode estar vivendo em um relacionamento...

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você