Construção Como é feita a manutenção de válvulas industriais?

Como é feita a manutenção de válvulas industriais?

-

Uma valvula industrial é aplicada para garantir que o processo de produção seja seguro e confiável. Isso protege as máquinas, os trabalhadores e os consumidores/clientes de possíveis danos à integridade física e/ou à infraestrutura.

Vários tipos de válvula são aplicados no meio industrial. Cada uma foi pensada e escolhida para desempenhar uma função específica, que garante a qualidade do processo produtivo como um todo.

Independentemente da forma e da função, qualquer tipo de válvula necessita de manutenção periódica para verificar possíveis danos ou desgastes na linha de produção.

Como é feita a manutenção de válvulas industriais

Saiba como é feita a manutenção de válvulas industriais

Antes de ver como se realiza, é importante entender por que é tão importante revisar periodicamente as válvulas industriais. Dessa forma, evita-se que possíveis acidentes possam vir a acontecer e você ainda garante muito mais segurança a todas as pessoas que trabalham com você.

Por que realizar manutenção periódica?

O primeiro passo é se livrar do preconceito de que a manutenção só é necessária caso a válvula apresente um sintoma de mau funcionamento. Quando isso ocorre, é por que a manutenção chegou tarde demais.

Na hora de fazer a manutenção, é de suma importância contratar profissionais de qualidade e com experiência comprovada no mercado. A válvula é utilizada justamente para garantir a segurança. Dessa forma, além da manutenção constante nos períodos indicados pelo próprio fabricante, é preciso também escolher bons profissionais para realizar o trabalho.

Quanto melhor for o cuidado com a peça, mais ela vai durar e menores serão as chances de desgaste.

Na verdade, a revisão periódica do estado da válvula pode evitar que qualquer sintoma apareça e inclusive melhorar seu desempenho. Quando o desempenho de cada parte do processo melhora, o resultado da produção e o lucro também são mais atrativos.

Por isso, hoje em dia, o cuidado adequado das válvulas industriais é apontado como um fator decisivo para o sucesso ou fracasso de uma linha de produção, sendo considerado um diferencial para a competitividade das empresas.

Além disso, a manutenção de uma válvula não serve somente para cuidar desta peça. Garantir o correto funcionamento de cada válvula também preserva a integridade de canos, tubulações, bombas, motores, caldeiras e da maquinaria completa. E também da mão de obra empregada!

Ou seja: nada de ser negligente com a manutenção industrial!

Como é feita a manutenção periódica de uma válvula industrial?

Toda manutenção se divide em 2 etapas básicas: verificar se existe algum dano e/ou desgaste e prevenir que haja algum dano e/ou desgaste na estrutura da válvula. Teste, observação e reparação são as ações cruciais para uma boa manutenção.

É importante ter como rotina de trabalho o cuidado constante das válvulas industriais, desde o momento de sua instalação. Por isso, deve-se instalar a válvula indicada num lugar adequado, seguindo as instruções e respeitando os limites de pressão e temperatura suportados por cada tipo de válvula.

Já estando em uso, é fundamental preservar o bom estado da válvula. Não é recomendável que esteja exposta ao sol, à chuva (ou infiltrações de água) ou ao vento. Válvulas podem sofrer com o efeito da erosão provocada por estes fatores.

O momento-chave da manutenção profissional da válvula é a prova de acionamento e o teste de vedação.

Primeiro, o técnico de manutenção deve testar devidamente o dispositivo de acionamento de abertura e fechamento. É fundamental que a válvula responda adequadamente a todos os parâmetros de funcionamento.

O controle de vedação também deve fornecer resultados satisfatórios. Caso contrário, todos os equipamentos e a produção podem ser colocados em risco. Isso significaria muita dor de cabeça para os proprietários e possíveis danos à saúde dos trabalhadores e consumidores finais do processo industrial.

Caso seja detectado um vazamento, a manutenção deve tomar medidas corretivas. Na maioria dos casos, a solução pode ser simples, pedindo apenas o ajuste ou substituição das juntas. Em casos mais complexos, a válvula pode ter que ser trocada e a linha de produção apresentaria um atraso.

Sabendo como funciona a manutenção das válvulas industriais, reafirmamos sua importância para a qualidade da produção e a segurança de trabalhadores e consumidores. Por isso, é indispensável colocar muita atenção nos cuidados específicos de cada tipo de válvula. Segurança em primeiro lugar!

Últimas Postagens

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

O Valor do Conteúdo na Hora de Criar seu Site

Acredito firmemente na preparação do conteúdo do site antes de iniciar o design gráfico, e isso se...

Infidelidade: números e estudo realizado pela BBC News

Calcular quantas pessoas já foram infiéis é um desafio, sobretudo porque os pesquisadores dependem da confissão de...

Você conhece as áreas de atuação do Detetive Particular?

O trabalho dos detetives particulares consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos...

Dicas para SEO Local para Médicos e Prestadores de Serviços

Abusca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você