
Alguns alimentos tem grande importância na dieta por terem características específicas, como a prevenção de doenças e também o tratamento de alguns males. São os chamados alimentos funcionais, os quais estão inclusos peixes, folhagens, frutas, cereais e outros. Alguns deles precisam condições apropriadas para ter uma longa vida útil, mas nada que uma embaladora a vácuo não dê jeito. Uma embaladora a vácuo auxilia bastante e ainda garante uma economia, já que eles não vão estragar. Conheça os alimentos funcionais e como adicioná-los a dieta.
A batata doce

Originária da América, a batata doce está presente na dieta de quem malha e quer ter um bom desempenho físico, além de quem quer emagrecer. Ela possui baixo índice glicêmico, o que torna ideal para quem quer perder peso. Trata-se de um importante carboidrato, pois é uma grande fonte de energia e de nutrientes, dos quais se destacam o retinol, vitamina B1, vitamina C e cálcio. Em comparação a outros carboidratos, a bata doce possui alto teor de fibras, proteínas, potássio e fósforo, responsáveis por estimular o intestino, além de auxiliar no controle da diabetes e do colesterol.
Couve
A couve é uma hortaliça que oferece nutrientes de grande importância para o organismo, por ter ações antioxidantes, antiliberação de radicais livres, que retardam o envelhecimento celular. Trata-se de uma ótima fonte de nutrientes como ferro, ideal para prevenir a anemia, além de fósforo, que auxilia na formação e fortalecimento de músculos e ossos; o manganês e selênio, que ajudam a glândula tireoide. A couve previne doenças sérias como câncer e ainda mantém o equilíbrio hidroeletrolítico, auxiliando na contração muscular, funcionamento sistema cardio – vascular e ainda participa da transmissão dos impulsos nervosos.
Peixes marinhos

Os peixes do mar são ricos em ômega 3, que tem grande importância para a manutenção do colesterol e funcionamento do sistema imunológico. Eles trazem benefícios ao coração, reduzindo também os níveis de triglicérides e as placas de gordura nas veias e artérias, as quais podem causar várias doenças graves. O ômega 3 pode contribuir com a prevenção arritmias, aterosclerose e infartos, reduzindo também, a incidência de problemas cardíacos e de mortalidade em pacientes com doenças pré – existentes.
Soja
A soja é um bom alimento funcional, pois seus nutrientes atuam como estrógenos fracos, atenuando os sintomas da menopausa, tais como irritabilidade, insônia e depressão. A soja também ajuda no sistema nervoso, além de minimizar os riscos de câncer de útero, mama e ovário, além de aumentar a eficácia da radiação para exterminar o câncer de pulmão. É possível adicionar a soja na dieta, substituindo a carne por proteína de soja, duas ou três vezes por semana, por exemplo.
Frutas vermelhas

Amora, framboesa, morango, mirtilo e outras frutas são ricas em vitamina C, ideais para manter a pele mais jovem e bonita. Elas também tem nutrientes como ácido elágico, potente para o sistema imunológico e flavonoides, que apresentam efeito antioxidante e auxiliam na formação de radicais livres. Eles também diminuem os níveis de LDL, o chamado colesterol ruim. Elas podem se inseridas in natura na dieta ou no consumo de geleias, sucos e vitaminas.
Aveia e linhaça
A aveia ajuda nas funções do coração e combate o envelhecimento precoce do organismo. Possui grande quantidade de vitaminas (complexo B) e minerais, bem como um tipo de fibra solúvel chamado betaglucana, que age na redução de açúcar. Ela também reduz os níveis de colesterol e LDL. A aveia ainda traz poucas calorias e gorduras e é rica em selênio, manganês, fósforo e magnésio, agindo como antioxidante. É recomendado o consumo diário de 40 g.
Já a linhaça reúne minerais como o potássio, além de proteínas e vitaminas, que combatem o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas. Ela é uma grande fonte de fibras que ajudam a manter a saúde cardíaca e também é rica em ômega 3. Outro benefício da linhaça é de ajudar a manter o controle do peso, sobretudo na menopausa. Ela pode ser adicionada a sucos, vitaminas e iogurte, podendo ser consumida diariamente.
Probióticos

Presente em iogurtes e leites fermentados, os probióticos são micro-organismos que se alojam no intestino, mas que fazem muito bem ao sistema imunológico. Eles impedem a ação de bactérias e demais agentes nocivos a flora intestinal. Os probióticos são eficazes no tratamento de pneumonia, úlceras e rotavírus, podendo ser consumido de 3 a 5 vezes por semana.
Para sentir os benefícios dos alimentos funcionais é preciso aliar seu consumo a atividades físicas. Além disso, é importante ficar longe de frituras, doces, refrigerantes e outros que podem ser consumidos sim, mas com moderação.