Aço Aço: Material Reciclável e Ecológico

Aço: Material Reciclável e Ecológico

-

O aço é um material fundamental para a maior parte de nossas atividades diárias. Os setores que mais o consomem são: construção civil, indústria automotiva, bens de capital, máquinas e equipamentos e utilidades domésticas e comerciais. A produção do elemento é um fator importante de crescimento e desenvolvimento econômico para avaliar a infraestrutura de um país, servindo como termômetro para diversos setores. As exportações decorrentes de tubos de aço são uma informação relevante quanto à posição de um país na classificação econômica mundial.

Na atividade industrial, o material é utilizado na produção de diversos produtos, como: gradil, tubo de aço, chapa fina, chapa grossa, chapa expandida, chapa perfurada, grades, telas, entre outros. Com tamanha importância para a economia mundial e para nossas vidas, fica um questionamento: será que a utilização do aço é sustentável?

Reciclagem

A vida útil do aço é considerada longa e, mesmo que chegue ao fim, o aço é 100% reciclável, sendo o material mais reciclado do mundo na atualidade. Esse fato não é exatamente novo: acredita-se que no Império Romano, os soldados já reaproveitassem os instrumentos de guerra danificados na construção de novos elementos. Hoje em dia, o aço obtido a partir de produtos no final de sua vida útil mistura-se harmoniosamente com aço novo em ligas cada vez mais fortes. Ferros-velhos, sucateiros e usinas são os responsáveis por essa reutilização, que pode ser repetida infinitas vezes, sem que haja perda de qualidade, em alto-forno ou em forno elétrico.

Economia

A reciclagem de aço feita a partir da sucata faz com que o consumo de energia elétrica seja até 80% menor do que em sua fabricação usual. Além disso, a reciclagem também auxilia na preservação dos recursos naturais, uma vez que a extração de matéria-prima não se faz necessária. Este fato também é responsável por reduzir as emissões de gás carbônico.

Sustentabilidade

A reciclagem do aço evita a necessidade de ocupação de áreas para que produtos obsoletos sejam descartados. Além disso, quando a superfície do aço é oxidada, ou seja, quando ocorre enferrujamento, o aço volta ao seu estado primitivo de óxido de ferro, sem degradar a natureza.

No mundo, 9,3 milhões de toneladas de sucata de aço foram recicladas em 2015. A indústria de aço brasileira tem investido em maneiras de gerar sua própria energia, seja por reaproveitamento de gases de centrais termelétricas ou por meio de usinas hidrelétricas próprias. Essa autogeração respondeu por 50% do consumo de eletricidade das usinas em 2015. As empresas brasileiras do ramo também investem em iniciativas de proteção ambiental, como economia de energia, reaproveitamento de água e resíduos e redução de emissões.

Cotação de Tubos de Aço

Fabricação Tubos de Aço
Venda de Tubos de Aço – Tubos Oliveira

O compromisso da Tubos de Oliveira de oferecer uma linha completa de tubos de aço carbono começou no dia 18 de maio de 1987. No início, comercializávamos tubos e outros derivados do aço. Contudo, devido ao grande crescimento, em 2002 assumimos nossa vocação para a distribuição de tubos de aço carbono.

Hoje contamos com uma grandiosa estrutura com equipamentos de última geração e a mais completa linha de produtos do mercado, destinada para as indústrias naval, agrícola, eólica, construção civil, entre outras. De olho nas necessidades de nossos clientes, nossos produtos possuem excelente composição, qualidade e resistência. Isso, junto com o atendimento diferenciado, a agilidade na entrega e a fabricação de peças sob medida, garante um relacionamento de confiança absoluta.

Nossa principal missão é superar as mais altas expectativas e fazer a diferença em seu dia a dia. É desta forma que a Tubos Oliveira mantém um relacionamento de confiança absoluta com você!

Últimas Postagens

Apostila de Haia, qual sua importância no processo de cidadania?

No processo de cidadania, um dos passos mais importantes para que os documentos oficiais a serem entregues sejam aceitos...

Lista de Dicas de SEO para Criação de Site

Nesta semana, recebi uma ligação com um pequeno empresário que está criando seu site novo utilizando WordPress. Ele...

O Valor do Conteúdo na Hora de Criar seu Site

Acredito firmemente na preparação do conteúdo do site antes de iniciar o design gráfico, e isso se...

Infidelidade: números e estudo realizado pela BBC News

Calcular quantas pessoas já foram infiéis é um desafio, sobretudo porque os pesquisadores dependem da confissão de...

Você conhece as áreas de atuação do Detetive Particular?

O trabalho dos detetives particulares consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos...

Dicas para SEO Local para Médicos e Prestadores de Serviços

Abusca pelo trabalho de otimização de sites por pequenas e médias empresas locais, não para de crescer, a cada...

Leia TambémRELACIONADOS
Recomendados para Você