
Infelizmente, o Brasil dos dias atuais apresenta índices de violência altíssimos, bem mais altos dos que eram apresentados em outras épocas da história do país. A criminalidade age de forma constante e aos cidadãos, só resta se proteger dentro de seus condomínios fechados ou de suas casas.
Essa situação, que antes era exclusividade das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, agora se repete também em cidades menores, outrora mais tranquilas e mais seguras.
E por este motivo, cresce também a necessidade das pessoas de tornar suas moradias mais seguras, para aumentar um pouco a sensação de que estão protegidas do que acontece lá fora.
E é por isso que itens como grades de segurança estão cada vez mais sendo vendidas no Brasil todo, e com isso, as empresas especializadas estão cada vez mais apresentando bons índices de crescimento. Tudo isso em um setor que cresce a olhos vistos.
O gradil e a segurança
Pois é nesse cenário que cresce a importância de um produto de metal que talvez nunca tenha sido vendido nas quantidades que é vendido hoje em dia. Esse produto é o gradil. Mas o que é o gradil? Você sabe?

O gradil nada mais é do que uma grade metálica muito utilizada para a separação de setores de empresas, ou de áreas esportivas e de recreação. Atualmente, ele também tem sido muito utilizado para separar o ambiente interno de empresas, casas e condomínios, do ambiente externo, aumentando com isso, a sensação de segurança das pessoas que estão na parte de dentro.
Portanto, uma das mais importantes utilizações do gradil na atualidade tem ligação com as questões de segurança. E é por isso que no Brasil de hoje, as suas só crescem.
E as empresas especializadas em produtos metálicos crescem na esteira dessa brecha mercadológica proporcionada pela inépcia do poder público frente à violência em todo o Brasil.
O gradil mais procurado atualmente é o que apresenta maior qualidade, e apesar de haver muitas empresas que oferecem o produto, somente algumas conseguem de fato oferecer aos consumidores um produto que atinja todas as expectativas do que se entende por um bom gradil.
Um bom gradil deve ser feito de uma boa liga de metal. E o gradil comercializado pelas melhores empresas do ramo é composto por uma estrutura de barras chatas entrelaçadas às barras redondas, que são soldadas umas às outras.
Um bom gradil deve apresentar um bom acabamento, que normalmente é feito apenas por empresas mais qualificadas. Esse acabamento é galvanizado a fogo, para depois levar uma pintura eletrostática por cima para completar o processo. Isso garante que o gradil tenha uma maior resistência às condições climáticas apresentadas nas diversas regiões do Brasil, que sabidamente possui um clima bem instável.
Mas um gradil serve apenas para segurança?
Essa pergunta é simples de ser respondida, afinal de contas, o gradil não é utilizado apenas como mecanismo para aumentar a sensação de segurança das pessoas frente à crescente violência no Brasil.
O gradil também é utilizado em diversas outras situações, sendo que todas acabam esbarrando em condições que aumentam a segurança das pessoas, mas nem sempre estão relacionadas à violência.

São situações tais como na utilização industrial, como piso em determinados setores de uma empresa ou fábrica. Eles são muito comuns nesse tipo de situação, já que permitem às pessoas que se tenha segurança para circular em um determinado nível sem a necessidade de se colocar um piso de alvenaria para a separação dos níveis. E ele tem a vantagem de permitir que as pessoas que estão acima tenham visão total do que ocorre abaixo delas. Essa aplicação é perfeita para situações onde é necessária a visão do que acontece abaixo de nossos pés.
Outra utilização, já mencionada aqui, é como divisória de ambientes dentro de uma empresa, ou dentro de um condomínio ou clube. Essa aplicação também é uma das mais comuns e é uma das que mais é requisitada às empresas especializadas em produtos feitos de metal.
Essa utilização pode ser vista em quadras de futebol, ou em parques públicos, para separar a zona interna da zona externa. E é por esse motivo que o gradil é tão visto em praticamente todo o Brasil.
Tanto empresas privadas quanto instituições públicas, adoram fazer uso do gradil em suas obras, especialmente por causa da sua grandiosa versatilidade, mas também por causa da segurança que essa peça importante proporciona às obras.
E os cidadãos comuns também gostam muito do gradil, ainda mais para aumentar a segurança, que infelizmente no Brasil, virou uma questão das mais importantes a serem resolvidas.