
Seres humanos em geral preferem a constância, ou seja, tendem a preferir aquelas situações corriqueiras, previsíveis, a estabilidade em seu sentido mais estrito. Claro que uma surpresa de vez em quando é sempre bem-vinda, mas só quando diz respeito a um agrado, um aumento no salário, uma boa notícia vinda de outra pessoa – e que diga respeito à vida dessa outra pessoa…
Claro que algumas pessoas acham isso monótono e acabam se tornando metamorfoses ambulantes, sempre buscando um novo corte de cabelo, um novo estilo de roupa, um novo emprego… nem que seja em outra cidade. E de tanto procurar, acabam encontrando; e esse novo emprego se mostrando mais atraente, pronto: sinal de mudança!
Tantos motivos…
Nem só essa necessidade premente de mudanças na vida fazem com que uma pessoa saia de sua casa pra uma nova, ou mesmo de sua cidade atual pra uma outra. Na verdade, esse tipo de motivação nem deve ser obedecida pois mudar por um motivo deste tipo é loucura. Mas existem muitos motivos, de fato, para que alguém contrate uma empresa de mudanças e pegue estrada para outro local.

O exemplo do novo emprego é um bom exemplo. No afã de conseguir uma vida melhor, para si ou para a família, muitas vezes lançamos nossos currículos para empresas que estão em outras cidades, muitas vezes até sem esperança de que alguma retorne – mas aí de repente uma dá um retorno e chama para uma entrevista; você vai e demonstra o seu melhor, convencendo o RH de que você é a escolha certa. E vem a resposta: “você começa na semana que vem”. Pronto! Você já tinha uma noção prévia da vida naquela outra cidade, mas agora sai pesquisando insanamente mais informações, opiniões, dados em geral… quase faz o Google desabar de tanta busca! E resolve se mudar.
Às vezes, o motivo da mudança é triste. A violência tem vitimado cada vez mais pessoas, e muitas vezes a família da vítima não encontra mais paz vivendo no mesmo local sem o ente que se foi. Aquele endereço se torna um fardo pesado, a rua só traz más lembranças, a vizinhança olha com pena. Muitas vezes, em casos assim, a psique da família só encontra condições de seguir adiante em outro lugar e essa família, então, se muda.
Outras vezes, o motivo é fascinante e um pouco assustador: passar no vestibular, mas de uma instituição que fica em outra cidade. Que momento! O ingresso na vida acadêmica de uma universidade, em uma cidade que não se conhece, com pessoas que não se conhece, com hábitos ainda não aprendidos (alguns ruins, inclusive). Para a família, chega finalmente a hora do estudante demonstrar se aprendeu os valores que ela lhe ensinou – e para o estudante, chega a hora em que terá que se virar quase que totalmente sozinho, no máximo com uma mesada vinda da família (mas as compras, a arrumação da casa nova, a convivência com colegas… tudo agora nas suas mãos). Assustador! Mas é um belo motivo para se mudar!
O casamento também pode provocar a mudança de alguém. Às vezes acontece do noivo se mudar para a cidade da noiva, ou o inverso, ou mesmo o casal se muda para uma outra cidade por um motivo qualquer – inclusive desses de casal novo: preferir uma outra cidade e querer firmar sua nova família por lá. Afinal, quantos mineiros se casam e se mudam para o litoral? E quantos litorâneos buscam as montanhas do interior? Acontece. Só resta é rezar para que isto dê certo! Rsrs
Tudo certo, começando pela mudança
Independente do motivo da mudança, o importante é que ela comece com o pé direito cá no início do processo: a contratação da empresa que fará o traslado dos móveis e demais objetos do endereço atual para o novo. Afinal, mesmo os não-supersticiosos ficarão um pouco tensos se acontecer alguma coisa errada tão no início dessa nova fase!
Uma boa empresa envia representantes ao endereço atual para se certificar do volume de objetos, tipo de empacotamento (se há algo frágil a transportar), algo muito pesado que vá precisar de auxílio específico, tamanho necessário do caminhão, etc.. Ela não necessariamente será a mais barata, mas será profissional e apresentará funcionários uniformizados, equipados adequadamente e uma gerência capaz de negociar com você. E se não conhecerem a rota da viagem, vão se inteirar plenamente dela antes de carregar o caminhão.
Não arrisque neste momento. Certifique-se de que a empresa que você vai contratar tem experiência e qualidade comprovadas (opiniões de conhecidos, na internet, etc.). Com isso, você garante que toda essa nova fase vai ter um bom começo, com tudo saindo inteiro do endereço atual e chegando inteiro – e no prazo – no novo. 😉