
Para que o organismo funcione corretamente, é preciso que as pessoas se alimentem de forma equilibrada, afinal de contas, são muitos os nutrientes de que precisamos para levar uma vida saudável. Entre estes nutrientes, encontra-se o zinco, um mineral importante, encontrado em alimentos como carnes em geral, espinafre, frutos do mar, cogumelos, castanhas e grão-de-bico, por exemplo.
Como sabemos que, na rotina contemporânea, é muito difícil diversificar e balancear nossos hábitos alimentares, a suplementação nutricional é uma importante aliada. Por isso, Vitastratus é um suplemento da família Natural Stratus que contém zinco e outros nutrientes essenciais para quem deseja viver com saúde, energia e disposição.
Conheça, a seguir, alguns dos principais benefícios do zinco para o organismo:
Imunidade
Pesquisas na área da saúde apontam que o zinco é um importante aliado do sistema imunológico. Dessa forma, esse mineral ajuda o organismo a se defender de infecções virais, ajudando a prevenir gripes e resfriados, por exemplo. Além disso, se a gripe já estiver instalada no organismo, o zinco pode auxiliar no alívio dos sintomas.
Ação antioxidante
Além do benefício ao sistema imunológico, o zinco possui ação antioxidante, ou seja, ele reduz o estresse oxidativo das células, que está associado a doenças degenerativas, problemas cardíacos, inflamações, envelhecimento precoce e até mesmo câncer. Além de ser antioxidante, o zinco também possui propriedades anti-inflamatórias.
Controle da glicemia
No organismo, o zinco é um elemento importante no controle da ação hormonal. Dentre esses hormônios, destaca-se a insulina, a substância responsável por transportar a glicose do sangue para o interior das células. No pâncreas, esse metal se une à insulina para garantir o correto cumprimento de sua função, evitando o diabetes. Dessa forma, a glicose é utilizada como fonte de energia para o organismo.
Saúde cardiovascular
O zinco é um importante componente do endotélio, uma camada de células de revestimento interno dos vasos sanguíneos. Dessa forma, o nutriente ajuda a manter a circulação sanguínea eficiente, auxiliando a manter a pressão arterial em níveis adequados e a reduzir os níveis de colesterol. Isso evita a obstrução dos vasos sanguíneos, fator que pode causar problemas cardiovasculares graves, como infarto e AVC.
Saúde do fígado
O zinco ajuda o fígado no processo de limpeza e desintoxicação do organismo, garantindo que os resíduos sejam eliminados adequadamente. Além disso, o nutriente permite uma correta absorção de nutrientes, ajudando o órgão a cumprir com suas funções de forma eficaz.
Metabolismo
No processo digestório, os níveis adequados de zinco ajudam na metabolização dos carboidratos, que estão entre as principais fontes de energia que os alimentos fornecem ao organismo. Por isso, a carência de zinco está associada à falta de energia.
