
Os tubos de aço são peças muito utilizadas em diferentes sistemas. Eles servem para conduzir itens, como óleos, água e vapores em obras de construção civil e em sistemas industriais. Também são empregados em estruturas e móveis. Para que cada tubo esteja adequado ao projeto ao qual se destina, o mercado oferece muitas opções de tubo, como os tubos redondos, tubos quadrados, tubos retangulares, tubos schedule e o tubulão, que é produzido em maiores dimensões. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre o tubo schedule.
Características do Tubo Schedule
Esse tipo de tubo é caracterizado por sua resistência e flexibilidade. É um modelo bastante versátil, sendo empregado pelas indústrias civil, arquitetônica e de produção. Tem sido cada vez mais utilizado em construções, já que sua leveza permite um melhor aproveitamento dos espaços, além de conferir apuro estético. Os tubos schedule são resistentes e duráveis.
Quanto maior for o seu diâmetro nominal, maiores serão a pressão e a temperatura suportadas pelo tubo. A produção dos tubos schedule é determinada pelos padrões estabelecidos pela norma NBR 5590, nomenclatura pela qual o tubo também é conhecido. Eles podem ser produzidos com ou sem costura (soldagem), pretos ou galvanizados, em barras ou em comprimentos determinados.
Aplicações
Os tubos schedule podem ser utilizados em ambientes industriais, na composição de máquinas pesadas de sistemas de condução. Nas caldeiras, por exemplo, o tubo é utilizado para conduzir vapor (portanto em alta temperatura) para ativar máquinas. Também podem ser empregados na condução de água e vapores no processo de destilação simples em circuitos de condensadores. Outro uso importante se dá em hidrantes, pois os tubos schedule suportam bem a alta pressão da água desse tipo de utensílio. Nas indústrias químicas, que manipulam produtos em condições específicas de pressão e temperatura, os tubos schedule também são utilizados com frequência.
Variáveis
Os tubos schedule podem ser produzidos em diferentes espessuras, que costumam variar entre 5 e 160 milímetros. É possível encontra-los em dimensões maiores, dependendo da necessidade. É recomendado que sejam adquiridos os tubos de aço quadrados que seguem as normas ASTM A53 (que regula itens relacionados à capacidade dos tubos de suportarem pressões) e a A106 (que estabelece determinações sobre a resistência dos tubos a altas temperaturas).
Além das questões mecânicas, a composição química dos tubos schedule pode diferir. Eles podem, ainda, ser classificados como “dobráveis” ou “tubos de flexibilidade reduzida”. Todas essas variáveis devem ser consideradas com base nas necessidades dos projetos antes de se adquirir os tubos schedule.
Cotação de Tubos de Aço

O compromisso da Tubos de Oliveira de oferecer uma linha completa de tubos de aço carbono começou no dia 18 de maio de 1987. No início, comercializávamos tubos e outros derivados do aço. Contudo, devido ao grande crescimento, em 2002 assumimos nossa vocação para a distribuição tubos de aço carbono.
Hoje contamos com uma grandiosa estrutura com equipamentos de última geração e a mais completa linha de produtos do mercado, destinada para as indústrias naval, agrícola, eólica, construção civil, entre outras. De olho nas necessidades de nossos clientes, nossos produtos possuem excelente composição, qualidade e resistência. Isso, junto com o atendimento diferenciado, a agilidade na entrega e a fabricação de peças sob medida, garante um relacionamento de confiança absoluta.
Nossa principal missão é superar as mais altas expectativas e fazer a diferença em seu dia a dia. É desta forma que a Tubos Oliveira mantém um relacionamento de confiança absoluta com você!