

O carnaval está quase aí. Nessa época do ano, bastante festiva e uma das mais esperadas por todos os brasileiros, muitos pegam a estrada rumo ao litoral, às cidades ondem vivem os parentes e aos centros da folia no país. No entanto, a qualidade das rodovias no Brasil, aliada à imprudência de alguns motoristas, faz que esse momento, que era para ser apenas de alegria, se transforme também em um cenário ideal para tragédias: segundo levantamento do Ministério da Saúde, 45 mil pessoas perdem a vida no trânsito brasileiro a cada ano, enquanto o carnaval é responsável pelo aumento de 30% em relação ao número de acidentes nas estradas.
Dessa forma, quem passa por um acidente sabe como o tratamento é complicado. Quando não ocorre algo ainda mais grave, os traumas deixam o corpo todo inflamado, resultando assim em dores que podem se prolongar por semanas e até mesmo meses. A recuperação dos ossos é a mais delicada e, muitas vezes, é necessário repouso, acompanhamento fisioterapêutico e consultas regulares com ortopedistas para a pessoa voltar a ter uma vida normal.
Além disso, o tratamento exige a utilização de medicamentos diversos, já que a composição química de muitos fármacos pode aliviar as dores e ainda reduzir as inflamações. Um desses fármacos é o Tandrilax®, da Aché. Seu mecanismo de atuação é amplamente recomendado por médicos e especialistas para combater o que se chama de síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS, no acrônimo em inglês), o quadro que se forma após os traumas.
Combate contra a SIRS

A realidade impressiona: de acordo com especialistas, a SIRS é a principal causadora de mortes em UTIs (unidades de terapia intensiva) em todo o mundo. Por isso, um tratamento adequado significa a proteção da vida da pessoa acidentada, além de ser a garantia de uma recuperação menos custosa e árdua.
O Tandrilax® pode ser uma boa arma no combate contra a SIRS por causa das substâncias que o compõem. Ele contém doses equilibradas de carisoprodol, elemento químico amplamente reconhecido por seu poder relaxante, de diclofenaco-sódio, que inibe a cicloxigenase (COX) – causadora da inflamação dos músculos e dos tecidos –, e ainda de paracetamol, que possibilita um bom combate térmico e, assim, evita febres e oscilações de temperatura.
No entanto, um dos grandes problemas dos medicamentos utilizados nos tratamentos pós-traumáticos é que eles deixam a pessoa sonolenta e ainda evitam que ela possa realizar algumas atividades do dia a dia por causa da fraqueza. Assim, o diferencial do fármaco da Aché em relação à concorrência é que ele possui cafeína. A cafeína é uma substância famosa por atuar diretamente no sistema nervoso, deixando-o em estado de alerta e evitando seu desligamento. Dessa forma, para quem deseja ter um tratamento mais dinâmico e para quem não quer ficar muito tempo parado no hospital ou em casa, ele é ótimo por não causar qualquer grau de “moleza” ou lentidão. Não é à toa, aliás, que atletas que passam por lesões e traumas sérios o utilizam amplamente em seu tratamento, já que ele possibilita um retorno à vida comum muito mais rápido e com muito menos efeitos colaterais.
Ainda assim, é importante ter em mente que o Tandrilax® tem algumas reações adversas. Ele pode causar distúrbios gastrointestinais, como náuseas, diarreia e vômitos. Também podem aparecer, porém em menor grau, tonturas e doenças na visão, além de hepatite e pancreatite.
Um carnaval mais tranquilo

Por isso, não existe remédio melhor que a prevenção. Para evitar quadros de SIRS e outros problemas decorrentes de acidentes, o mais importante é pegar a estrada com consciência e tranquilidade. Verificar o estado do carro antes de viajar, respeitar as leis de trânsito, tomar cuidado nas vias mais frágeis e perigosas e ainda estar bem disposto e não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir são dicas importantes para quem quer preservar a sua vida e a dos parentes e amigos que estão viajando junto.
Mesmo com tantos atributos positivos, o Tandrilax® não consegue ser tão benéfico quanto passar um carnaval feliz e sem sustos no destino que você escolheu e ao lado das pessoas que você mais ama.