A cultura será sempre um dos principais motivos que levam as pessoas a viajarem pelo mundo. Mesmo que sua intenção inicial não seja viajar para uma cidade por conta de seus prédios históricos e galerias de arte, é praticamente impossível passar em frente a um museu e não sentir vontade de entrar para conhecer suas obras.
Imagine então traçar um roteiro para conhecer a história mundial retratada em quadros, peças de arte e esculturas? Pois bem, aqui mostraremos o Top 10 dos museus que você não pode deixar de visitar durante seu intercâmbio.
Essa lista não possui uma numeração porque não importa qual destes museus é o melhor, o que importa é que você precisa conhecê-los o mais rápido possível, ok? Confira:
Museu do Louvre
Localizado em Paris, França, o Museu do Louvre era, até o século 18 quando foi transformado em museu, um palácio real. É belíssimo tanto por dentro quanto por fora. Além da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, recomendo especialmente a parte dedicada ao Egito antigo.
Hoje abriga cerca de 380 mil itens e 35 mil obras de arte, das quais se destacam “A Jangada de Medusa”, “Vênus de Milo”, “O Juramente dos Horácios” e tem na Mona Lisa, a grande estrela do local, recebeu milhões de visitantes todos os anos.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), São Paulo
O mais famoso museu do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, localizado na Avenida Paulista.
Criado em 1947 para ser um centro cultural dinâmico, o Masp mantém, além do espaço de exposição, dois auditórios, biblioteca, acervos de fotografia, filmes e vídeos e o serviço educativo, que realiza cursos de artes e visitas guiadas às exposições. Obras dos italianos Rafael, Botticceli e Bellini, do flamengo Rembrandt e dos espanhóis Velazquéz e Goya também fazem parte da coleção do museu paulista.
Metropolitan Museum of Art, Nova York
O maior museu dos EUA e um dos maiores do mundo comporta desde arte antiga e clássica até uma vasta coleção de arte moderna e pop.
Aberto desde 1820, o Metropolitan Museum of Art, também conhecido como Met, é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Tem uma fantástica coleção composta por mais de dois milhões de obras em cinco mil anos de história, desde a pré-história até os dias atuais.
Museu Britânico
Localizado em Londres, o Museu Britânico tem no seu acervo peças que fazem parte da história mundial: múmias, sarcófagos, armaduras, máscaras astecas, manuscritos medievais, joias persas, moedas antigas de cerâmica, além da famosa Pedra de Roseta e as esculturas de Partenon, conhecidos também como mármores de Elgin.
Toda a história da humanidade, desde o início das civilizações até agora estão nos corredores do museu. Com entrada gratuita.
Museu Nacional da China
O museu fica em Pequim e foi aberto desde 1959, recebeu recentemente reformas de ampliação, que o transformaram no maior museu do mundo, com 190 mil metros quadrados de extensão. Além disso, conta com 49 salas para a exibição de mais de 1 milhão de peças, algumas de 3 mil anos atrás.
Museu da Acrópole
Fica em Atenas, na Grécia e é uma moderna estrutura de vidro rodeada por ruínas pode parecer estranha de início. Mas é neste museu que verá milhares de tesouros da Grécia antiga.
Hagia Sophia Museum
Localizado na Turquia, Istambul, o museu foi construído em 537, além de ser um símbolo da igreja otomana, tem diversas peças de influência oriental e ocidental, uma mistura que é marca registrada da cidade.
Museus do Vaticano
A Igreja Católica possui algumas das mais fantásticas obras da história da humanidade. Fundado no século 16, os Museus Vaticanos possui diversas galerias sobre arte egípcia, história etrusca, tapeçarias, Pinacoteca com obras do Renascimento, arte contemporânea, além de vários pequenos museus históricos e etnológicos. O que leva tanta gente a conhecer o local, no entanto, é a Capela Sistina, com seu famoso afresco pintado no teto por Michelangelo.
Museu da Nova Zelândia
Te Papa Tongarewa, em língua Maori, é traduzido como “o lugar dos tesouros desta terra”. Neste museu é possível encontrar uma coleção magnífica da grande diversidade biológica, de diversos países.
National Palace Museum
Fica em Taiwan. O National Palace Museum foi lançado por volta de 1930 com o intuito de expor os objetos do primeiro imperador da China. Hoje, o museu tem a maior coleção de arte chinesa do mundo. Entre tecidos, esculturas de bronze e peças religiosas, parte deles vindos de palácios chineses, o museu abriga cerca de 600 mil peças.
