As “tetinhas” masculinas, é a ginecomastia. Ela ocorre pelo acumulo de gordura no tecido que envolve a região peitoral do homem. Isso é muito comum na fase de desenvolvimento do homem, na infância, na adolescência e na fase da velhice também.
Este problema geralmente causa muito desconforto para o homem referente a sua aparência, e em alguns casos, isso se torna um problema de socialização e convício social.
Por que alguns homens têm a ginecomastia?
A ginecomastia não tem uma razão especifica que a faça se desenvolver. Ela surge por questões hormonais que aparecem durante o seu desenvolvimento. A região peitoral é uma das mais difíceis de ser trabalhada e desenvolvida com os exercícios físicos.
Para resolver este problema não é tão simples quanto parece. Em alguns casos, o mais indicado é a cirurgia, porém isso deve ser levado em conta somente em último caso, pois por mais simples que uma cirurgia possa ser, ela sempre oferece algum tipo de risco para a saúde da pessoa.
Confira algumas dicas que podem te ajudar a resolver este problema sem a cirurgia de ginecomastia:
- Camisetas;
Uma dica para quem quer esconder este problema, sem fazer muitos esforços, é utilizar a moda a seu favor. Usar camisetas e camisas de um número maior, evite também usar cores claras e muitas estampas, porque isso chama ainda mais tenção para a região do peitoral.
Outra opção é usar mais camisas e menos camisetas. As camisas principalmente com estampa xadrez menores, ajuda a disfarçar, mas se você não gosta desta opção, você pode também utilizar uma camiseta branca lisa, por debaixo de qualquer outra camisa. Ela irá camuflar a tetinha indesejada.
- Alimentação;
Outra forma de ajudar a diminuir a tetinha, é mudar a sua alimentação. O acumulo de gordura na região do peito, pode ocorrer por diversos fatores, e um deles é o sobrepeso. Desta forma, vale a pensa fazer uma reeducação alimentar, e repensar no que vai para o seu prato.
Opte sempre por comer frutas e verduras, principalmente por aquelas que são ricas em fibra. Elas ajudam a eliminar a gordura, e dão mais sensação de saciedade, evitando assim que você coma muito.
Outra dica é comer alimentos que são baixos em níveis de estrogênio, que é o hormônio feminino, como por exemplo o abacaxi, o milho, o brócolis, e o melão.
Evite também as bebidas alcoólicas, a cerveja contribui muito para a ingestão de calorias.
- Exercícios físicos;
Os exercícios físicos devem fazer parte da vida de quem quere reduzir o peso e ter um peitoral mais definido. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, pois eles auxiliam na eliminação mais eficaz de peso. A natação também é uma boa opção, pois possui os mesmos benefícios que os exercícios aeróbicos.
E para completar as atividades físicas, a musculação vem para fortalecer e tonificar a região peitoral, eliminando assim a flacidez local.
- Tenha paciência;
Como já foi dito acima, a região peitoral é uma das mais difíceis de ser trabalhada e apresentar resultados. Os resultados irão aparecer sim, mais isso leva um certo tempo e dedicação, portanto, é fundamental ser paciente e persistente neste processo. Por isso mantenha a sua dieta e a sua rotina de atividades físicas.
- Cirurgia;
Se mesmo com todas as dicas acima, você ainda não conseguiu um resultado satisfatório, então opte pela cirurgia plástica. Existem três técnicas que podem te ajudar a resolver este problema.
A primeira delas é a mamoplastia redutora, este procedimento é indicado para quem tem grandes excessos de gordura ou de pele flácida na região do peito. Ela deixa cicatriz grande.
A segunda é a lipoaspiração, que é indicada para quem tem uma quantia pequena de gordura localizada ou de flacidez nesta região.
E a terceira é a ressecção glandular; que é indicada para quem não tem excesso de pele, apenas de gordura. Ela é realizada com um pequeno corte no mamilo, e a glândula aumentada é retirada.
Como podemos ver, este problema tem sim soluções. Existem homens que se incomodam com esta aparência, outros vivem normalmente com isso.
É muito importante que a ginecomastia seja tratada da forma que o homem vai se sentir melhor. Ter uma boa autoestima e se sentir confiante e bem consigo mesmo, é o que faz tudo valer a pena.