Home Industria Resistências Elétricas: Como funcionam

Resistências Elétricas: Como funcionam

0

As resistências elétricas são peças fundamentais no funcionamento da maioria das indústrias nos dias de hoje. Mesmo que elas estejam presentes em quase todas as casas e estabelecimentos comerciais na forma de componentes de produtos e equipamentos, e na própria estrutura do imóvel, é nas indústrias que as resistências ganham destaque e possuem sua importância levada em consideração. Elas são estruturas que basicamente recebem energia elétrica convertendo-a em calor, para diversos fins planejados para ela.

Mesmo com um funcionamento tão simples e elementar, essa função se torna essencial em diversos processos. Mas é exatamente essa simplicidade que possibilita o seu uso em larga escala, já que diversos tipos de estruturas distintas oferecem essa mesma função. Nos dias de hoje, muito tipos diferentes de resistências elétricas são utilizadas nas fábricas e empresas por todo o mundo, e todos os tipos com material de baixo custo e estruturas que necessitam de pouquíssima manutenção. Em sua maioria essas resistências apresentam uma segurança razoável para seus operadores e para o próprio ambiente em que ela opera. Normalmente consomem pouca energia e quase não apresentam defeitos, sendo que está exatamente situada na sua simplicidade a confiabilidade que ela oferece.

Como funcionamResistência para Marmiteiro

As resistências elétricas se valem de leis elementares da física para cumprir o seu papel. Quando existe uma diferença de potencial entre dois extremos ou dois materiais distintos, a passagem da corrente elétrica é executada por um condutor. E é exatamente esse condutor de energia elétrica que oferecerá a resistência necessária à passagem da corrente para liberar a energia que as resistências elétricas necessitam oferecer, de acordo com a Lei de Ohm. O material de que é feito esse condutor deve oferecer uma resistividade mesmo permitindo a passagem da corrente elétrica de forma fluida e constante. Nesse processo, os elétrons oriundos da corrente elétrica colidem o tempo todo com os átomos do material desse condutor, caracterizando a resistividade e gerando energia na forma de calor. Essa geração de calor é baseada em outra lei muito conhecida da física, conhecida como Efeito Joule.

Principais utilizações

Há inúmeras aplicações para as resistências elétricas nos dias de hoje, sendo que muitas delas são simplesmente essenciais para muitas indústrias, fábricas e empresas de diversos tipos. Elas são utilizadas para o alcance da temperatura ideal em máquinas extrusoras ou injetoras, para a fusão de matéria-prima para que essa possa ser adaptável aos principais moldes necessários. São utilizadas também para aquecimentos de diversos tipos de líquidos e materiais em laboratórios e fábricas, ou para o derretimento de itens congelados que foram transportados nesse estado pela segurança e conservação de suas propriedades. Muitas resistências são aplicadas para o aquecimento de líquidos para banhos químicos com materiais específicos e diferentes pontos de fusão, sendo que essas resistências de alta capacidade e alto desempenho são aplicadas em grandes recipientes para que o seu trabalho seja aproveitado de forma contínua e o seu funcionamento não tenha qualquer vazamento ou desperdício de energia.

Outra utilização que podemos verificar com muita frequência é no uso de marmiteiros elétricos, hoje presentes em inúmeras empresas. Esses marmiteiros são estruturas simples utilizadas para esquentar as marmitas até a sua entrega aos funcionários da empresa, acrescentando conforto e conveniência o dia a dia dessas pessoas. No marmiteiro uma resistências simples atua em imersão, realizando um trabalho de aquecimento em banho-maria dessas marmitas de forma uniforme e contínua. Um processo simples, mas altamente funcional.

Tipos mais comunsResistência Cartucho

Alguns tipos de resistências se destacam nos dias de hoje pela sua versatilidade, durabilidade e confiabilidade, sendo que são mais utilizadas que outras pela indústria de forma geral. Temos como um dos tipos mais comuns, as resistências cartucho, que são divididas em alta e baixa carga, de acordo com o material utilizado e com o seu emprego direto. Essas resistências são muito adaptáveis e confeccionadas em materiais baratos, com uma estrutura simples o bastante para ser modificada para diferentes ambientes e empregos. As resistências do tipo coleira são mais utilizadas em recipientes de diversos tamanhos, necessitando sempre de uma alto desempenho e segurança. Elas são utilizadas para aquecimento, fusão ou manutenção das propriedades de diversos líquidos, produtos químicos e materiais diversos, atuando com eficiência e confiança.

Um dos materiais mais utilizados para essas resistências elétricas é o aço inox, um elemento com excelente custo-benefício e que cumpre muito bem com a sua função na estrutura básica da resistência. Encontramos também no isolamento dessas resistências a cerâmica e a fibra de vidro, escolhidas para cada trabalho de forma a obter o melhor desempenho possível, sem aumentar o custo de produção de forma significativa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here