Certificações brinquedos precisam estar regularizados para poder ser fornecidos ao público, precisam de um certificado, por isso existem os regulamentos e postarias, assim eles podem circular livre mente.
O que são os regulamentos e portarias para brinquedos?
Os regulamentos e portarias considerando a necessidade de cuidar da segurança de crianças, procurando sempre evitar acidentes;
São monitoramentos feito pelo Inmetro dos acidentes de consumo com brinquedos e a comprovação de que já houve acidentes envolvendo o objeto.
Consiste em aperfeiçoar as condições técnicas e de análise dos brinquedos, estabelecidos na Portaria Inmetro.
São essas as portarias e regulamentos que dão carta-branca para fazer a certificação de brinquedos. A Yes! Certificações é especialista na área de certificação, atende seus clientes de forma rápida e adequada, garantindo uma excelente certificação.
Como é o processo de certificação de brinquedos?
Os brinquedos são feitos para a parte da recreação, por isso o registro e a certificação de brinquedos junto ao Inmetro se fazem necessários para garantir a máxima segurança das possíveis crianças que farão uso desses brinquedos.
A certificação prova que todos os brinquedos testados passaram nos testes, que são os testes de impacto, químico e mais alguns, e também são postas faixas etárias para cada brinquedo, dependendo de suas características.
A responsabilidade do INMETRO administrar a certificação compulsória dos brinquedos. Se não houver o selo de aprovação, a comercialização de brinquedos importados é proibida.
Desse modo, cabe ao importador buscar, através dos organismos acreditados, a avaliação do produto que pretende trazer ao mercado.
Como é o processo de certificação de brinquedos importados?
No caso dos brinquedos importados, as normas devem ser avaliadas segundo os materiais usados e a composição desses mateias. E também são feitas analises no brinquedo para ver se não oferece riscos as crianças
Alguns testes como o de mordida, impacto e atração são feitos também para verificar se o brinquedo é seguro e não colocará em risco a saúde da criança. Assim os brinquedos podem receber a certificação.
Quais de modelos de certificação que existem para brinquedos?
Existem diversas maneiras de fazer testes em brinquedos, dependendo de suas características, os fabricantes nacionais e importadores podem fazer os seguintes sistemas de teste:
- Modelo 1b: Ensaio de lote que consiste em fazer a certificação de um lote do produto;
- Modelo 2: Baseado em ensaios de amostras, esse modelo faz uma avaliação inicial com ensaios em amostras retiradas diretamente com o fabricante;
- Modelo 5: Baseado em auditoria do Sistema de Gestão de Qualidade e ensaios de amostras;
- Certificação de kit: para embaladores que modificam as embalagens de produtos já certificados.
Também são realizados testes químicos nos brinquedos, com o objetivo de analisar os materiais que podem ser perigosos para as crianças, testes inflamáveis também são feitos.
Os brinquedos depois que são passados nesses tipos de teste ganham um selo que poderá vir impresso ou em etiqueta autoadesiva na embalagem do produto.
Mas tome cuidado, porque no mercado existem brinquedos com os selos falsificados, que passaram a ser uma das preocupações da instituição.
Existe uma empresa que pode ajudar você fabricante ou importador de brinquedos, a Yes! Certificações, ela pode lê ajudar no processo de certificação dos brinquedos.
A Yes! Certificações e uma excelente empresa e muito confiável, se tiver alguma dúvida sobre esse assunto é só entrar no site da empresa e sanar suas dúvidas.
A empresa ajuda a montar um plano de ação para sua certificação e analisam os seus produtos, acompanham todo o processo de certificação, assim evitando prejuízos para a sua empresa.
Os regulamentos e portarias de brinquedos são coisas sérias, pois, é com a segurança das crianças que estão mexendo, então precisa ser um processo muito bem analisados e avaliado.