Home Diversos Reduzir, reutilizar, reciclar

Reduzir, reutilizar, reciclar

0
Reduzir, reutilizar, reciclar

Já ouviu falar dos 3 Rs? São esse ‘s’ aí: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Tão importante quanto saber consumir de maneira sustentável é, também, saber aplicar os 3 Rs sempre que possível. Uma das formas de aplicá-los, por exemplo, é fazer o descarte seletivo do lixo que se produz em casa. Se houver espaço disponível, o ideal é usar lixeiras diferentes para plásticos, vidros, papéis e metais, além da lixeira para lixo não-reciclável, claro. Mas nem sempre temos esse espaço – e quando é assim, se pelo menos pudermos manter uma lixeira para recicláveis e outra para não-recicláveis, já é um começo. Nas usinas de reciclagem, essa separação era realizada.

Há outras formas de fazer a reutilização de materiais. Uma da qual nem nos damos conta é o reaproveitamento de equipamentos de informática dados por irrecuperáveis. Nessa situação, algumas peças normalmente podem ser retiradas do computador sem conserto para passar a compor outros computadores que ainda têm conserto. Com isso, a indústria podem diminuir a produção de peças para reposição – e assim, demandar menos recursos e matéria-prima. Outra forma de reaproveitamento é encontrado na reciclagem de paletes. Aqueles confeccionados em plástico podem ser derretidos e refabricados com essa matéria sem prejuízo da qualidade, resistência e durabilidade das peças novas. Os de madeira também podem ser reutilizados – porém, a exemplo das peças de computador, através da retirada de ripas que ainda estão em bom estado para substituir as danificadas em outros paletes.

Um pedido de desculpas

O-processo-de-reciclagem-se-torna-cada-vez-mais-constante-no-seguimento-comercial.A reciclagem permite que as indústrias retirem cada vez menos matérias-primas do ambiente para a produção de peças novas. Na verdade, toda a quantidade de plástico, metal e vidro já fabricados, se colocados em processo constante de reciclagem, supririam a nossa demanda atual quase que completamente. Evidentemente, há um limite para que aquele material seja reciclado mantendo a qualidade de um objeto novo – a partir de um certo número de reciclagens, a qualidade do material, a nível microscópico, cai a ponto de nem se agrupar mais nas fôrmas das fábricas.

Ou seja, nada é eternamente reciclável – mas a boa notícia é que um material nessas condições é degradado mais rápido pelo ambiente. Não deixa de ser uma vantagem. O papel, mesmo, tem um número de reciclagens possíveis baixo, mas sua degradação é bastante rápida e ele pode ser descartado sem causar tantas preocupações. Metais e vidros são os de maior sobrevida no reuso.

Muitas e muitas formas de fazer o certo!

Aproveite-os-inúmeros-métodos-existentes-para-economizar-o-uso-de-materiais-de-reutilização-demorada.Uma boa dica é evitar comprar ensacados todas as vezes nos supermercados. Por exemplo, sacos de arroz, de feijão, etc. Estes produtos podem ser encontrados a granel em um número cada vez maior de mercados (a exemplo do Mercado Central, granjas e mercearias de bairro). “Mas o que é a granel?”. O arroz a granel, por exemplo, é vendido em grandes sacos, onde o cliente se serve da quantidade desejada utilizando aqueles ‘copos’ metálicos (como aqueles de carrinhos de pipoca). Ele pode ser colocado num recipiente trazido de casa pelo próprio cliente, é pesado ali mesmo e pronto. Nada de mais sacolas plásticas para jogar fora. O mesmo tipo de comercialização é possível com outros grãos, sementes, etc.

Ao invés de suco pronto, que tal comprar as frutas? Além de mais saudável (e com o gosto REAL da fruta), as cascas servem de adubo para as plantas de casa.

Ao invés de sacolinhas no supermercado, use uma bolsa reutilizável para carregar suas compras. Para o pão de todo dia, dispense o saquinho de papel e leve de casa um saquinho feito de tecido fino.

Se mora perto do trabalho, que tal ir à pé e deixar o carro na garagem? Vai ser bom pra sua saúde e vai ser um veículo a menos poluindo o ar (incentive colegas e amigos a fazerem o mesmo; caminhar em grupo é divertido!).

Se fizer questão de um refrigerante, prefira as garrafas retornáveis, sempre. São mais baratas e fazem parte do programa de reutilização dos próprios fabricantes.

Biscoitos podem ser comprados a granel nas “biscoiterias”. Dê preferência por eles, em lugar daqueles que vêm embalados de fábrica. Você também pode usar o truque do saquinho de tecido para levá-los pra casa.

Existem muitas outras de poupar o ambiente, mas para isso é importante que mais e mais pessoas ajustem suas condutas. Desenvolva suas formas de diminuir a produção de lixo, converse com amigos e parentes a respeito e vá, aos poucos, contagiando as pessoas ao seu redor, que irão contagiando outras e outras… O mundo – e as nossas futuras gerações que habitarão nele – precisa desse cuidado com urgência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here