Home intercâmbio Quero conhecer outros países!

Quero conhecer outros países!

0

Quem é que não gostaria de conhecer outros países, não é mesmo? Outras culturas, outras paisagens, outros idiomas, se aperfeiçoar nesses idiomas, ter a oportunidade de trabalhar num país que é referência na sua área… São muitos os motivos que nos levam a querer viajar para fora das nossas fronteiras. Mas nem sempre querer é poder, ainda mais quando o assunto envolve dinheiro. Ainda mais nestes tempos difíceis para os brasileiros!

Mas uma boa opção pode ser o intercâmbio. Você já ouviu falar a respeito, com certeza, mas sabe o que é e como funciona? Sabe quanto custa fazer um? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas coisas. Quem sabe é o estímulo que faltava para você embarcar nessa viagem de cabeça?

conhecendo outros países

Intercâmbio Acadêmico

O intercâmbio acadêmico ocorre exclusivamente no ambiente das instituições de ensino superior – mais comum em universidades federais do que em particulares. Neste tipo de intercâmbio, existe um convênio entre a universidade e uma instituição de ensino em outro país, com interesses mútuos na formação e aprimoramento de seus alunos. Isso quer dizer que o aluno daqui vai para o outro país a fim de aprimorar seus conhecimentos e o idioma de lá.

“Dá pra passear?”. Só nas horas vagas! Esse tipo de intercâmbio visa a participação do aluno em cursos oferecidos no país que o está recebendo, e normalmente ele tem prazos e metas a cumprir, além de relatórios de estágio (ou de vivência) para produzir. Não é, de maneira nenhuma, uma viagem de passeio. Mas nada impede que, nas horas de folga ou aos finais de semana, o aluno dê umas voltas para conhecer mais daquele país.

Intercâmbios acadêmicos costumam ser parcialmente financiados pelo convênio que o rege. Algumas vezes, o custo é 100% coberto por uma das instituições (ou dividido entre elas), mas não é assim em todos os casos. Por isso, cabe uma boa conversa na instituição à qual o aluno é vinculado. Uma coisa é certa: o custo para obtenção de passaporte e outros documentos fica sempre a cargo do aluno.

Intercâmbio de vivência

Este provavelmente não vai acontecer pela universidade! 😉 Intercâmbios de vivência costumam acontecer mais através das agências de viagem, que mantêm relações comerciais com empresas e instituições do exterior e oferecem ao interessado experiências nestas instituições. Em geral, este tipo é mais procurado por quem quer ter um pouco mais de tempo para conhecer outro país, ter experiências profissionais diretamente em sua área e aprimorar seu idioma (por motivos acadêmicos ou pessoais).

Intercâmbios deste tipo já vêm em pacotes: passagens, hospedagem, alimentação básica (café e almoço, por exemplo) e outras despesas. Porém, não cobre despesas com passeios e presentes, por exemplo. E o mais importante: nada disso é financiado por uma instituição; o custo é 100% por conta do interessado. Mas, claro, existem as opções de parcelamento.

Esta modalidade é interessante pela possibilidade do interessado fazer e estabelecer contatos profissionais o país para onde ele viajou, o que pode representar grandes chances de empregos e parcerias no futuro.

As informações acima são bastante básicas, pois intercâmbios envolvem muitos detalhes, e cada tipo tem objetivos muito específicos. Analise suas prioridades com a viagem para o exterior e verifique com a agência, ou instituição ao qual você é filiado, sobre estas particularidades e as possibilidades disponíveis para o seu caso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here