
Geralmente usada em estabelecimentos comerciais, a câmara fria é um espaço destinado a armazenagem de alimentos e outros produtos que necessitam de controle de refrigeração. As câmaras frias possuem condições internas ideais para o armazenamento de alimentos por longos períodos, preservando suas qualidades. Elas podem ser adquiridas já prontas ou feitas a partir de um projeto e nos dois casos há necessidade de armazenagem é o principal ponto a ser levado em consideração ao adquirir um dos modelos de câmara fria.
Também conhecidas como câmara frigorífica, as câmaras frias são dividas em dois tipos, sendo a primeira chamada de câmara de resfriado e tem a função de manter os alimentos em temperaturas próximas de 0 ºC. o outro tipo é a Câmaras de Congelados, cujo objetivo é o de prolongar o período de estocagem dos alimentos a temperaturas que chegam a baixo dos -19 ºC, dependendo do modelo.
O que levar em consideração

Quando for escolher ou projetar uma câmara fria é importante levar em consideração alguns fatores, como capacidade de armazenamento, condições para recebimento e despache de produtos, quais as medidas, espaço interior, como será o manuseio e temperatura abaixo da exterior. Há alguns limites em relação a escolha e a construção, sobretudo dos equipamentos, entretanto existe diferentes possibilidades no mercado.
É bom levar em consideração também os custos de energia elétrica, que envolve mais de um aspecto. Para um projeto bem executado é preciso fazer o balanço entre a escolha dos materiais sua montagem e a forma correta do manuseio de alimentos que serão armazenados. Para isso a supervisão na hora da operação, desde o desenvolvimento do projeto até sua execução.
Vale a pena adquirir uma câmara fria se o seu estabelecimento tiver uma grande rotatividade de compra e venda de alguns produtos. Como é possível armazenar vários alimentos, o comerciante pode adquirir em grandes quantidades por valores mais acessíveis. Ele pode negociar com o fornecedor e armazenar os produtos para comercializa-los no decorrer do tempo.
O projeto
Para atender especificamente as necessidades é importante projetar a câmara fria de acordo com as especificações e definições técnicas e as soluções a serem desenvolvidas, além de fatores econômicos dos clientes. As câmaras frigoríficas com objetivo de estocar alimentos podem ser operadas ou não por empresas privadas, as quais estocam seus próprios produtos, ou empresas que oferecem o serviço de armazenamento e estocagem de alimentos.
O responsável pelo projeto deve ser levado em consideração o ponto de produção ou distribuição, o tempo que ficarão estocados e os pontos de distribuição, se houver. Se atente para a qualidade dos produtos e qual o seu público – alvo, que determinará ajudarão a identificar quanto tempo os produtos ficaram armazenados.
As câmaras são projetadas tanto para a armazenagem de longo prazo de alimentos perecíveis, como frutas e vegetais, além de estocagem de produtos resfriados a 0 ºC ou acima e estocagem de produtos congelados à baixas temperatura, entre -2 a -3 ºC e Estocagem de produtos os quais necessitam de conservação em temperatura que varia entre -23 a -29 ºC. Determine claramente qual o modelo e as condições ambientais do local em que será construída.