
Os dois estão presentes nas casas de muita gente, mas você sabe qual a diferença entre eles? É claro que basicamente o forno elétrico permite o preparo de alimentos em seu interior em recipientes de metal, enquanto no forno micro – ondas o metal não pode entrar. Essa é a principal entre eles, entretanto existem outras diferenças entre os dois tipos de fornos. Conheça cada uma delas e confira algumas dicas para ajudar na escolha entre aquele que irá satisfazer melhor suas necessidades.
Quem gosta de cozinhar sabe que o forno ou outro eletrodoméstico tem que cumprir sua função de cozinhar de forma rápida, eficiente e de forma segura. O forno elétrico e o forno micro – ondas são dois deles e apresentam funções bem parecidas, mas seu funcionamento é totalmente diferente. Começando pelo forno elétrico que gera calor por meio de uma resistência elétrica em seu interior. Essa resistência elétrica é capaz de transformar energia elétrica em energia térmica e assim aquece os alimentos que são alocados em seu interior.

O prepara natural do alimento
O forno elétrico tem como principal característica o preparo mais natural dos alimentos, e mantém a parte interna mais macia e a parte externa mais crocante. É tudo muito bom, mas existe algumas desvantagens no forno elétrico que é a demora em esquentar e assim, o consumo maior de energia. Além disso, ele não pode aquecer como o micro – ondas, que é mais rápido e permite colocar vasilhas de plástico dentro. Não experimente nunca colocar plástico dentro do forno elétrico, pois ele irá derreter e depois para limpar vai ser um sacrifício. Sem contar que o plástico derretido pode comprometer seu funcionamento e ainda deixar um cheiro desagradável na cozinha.
Os fornos elétricos são indicados para massas, bolos, carnes e pode ser um grande aliado das receitas, pois permite um aquecimento rente, diferente dos fornos convencionais que a chama pode apresentar diferença e influenciar no resultado de um bolo, por exemplo. Eles também podem apresentar diferentes funções, como gratinar alimentos ou dourar alimentos, deixando os pratos mais bonitos e saborosos.

Principais características
Os fornos elétricos possuem tamanhos diferentes e podem ter medidas semelhantes ao forno de um fogão, podendo em alguns casos substituí-los. Muita gente tem comprado os fogões cook top e o forno elétrico e tem abandonado o fogão convencional. Isso representa uma economia de gás, mas também um aumento na conta de energia. Avalie se a mudança é vantajosa.
Há diferentes modelos, mas basicamente todos são controlados por um termostato, que determina quantos graus ele proporcionará de calor. Também há um temporizador preciso na hora de cozinhar. Os modelos mais novos apresentam a função de auto – limpeza, ideal para quem não quer perder tempo. Para ajudar, os fornos elétricos apresentam lâmpadas internas, que podem ser trocadas se necessário.
O forno micro–ondas

O funcionamento do micro – ondas é diferente, pois ele gera ondas eletromagnéticas, que agitam as moléculas de água dos alimentos. Essa agitação as aquece e assim temos alimentos cozidos, descongelados ou requentados para o consumo. Eles têm alta capacidade de penetrar na comida, dessa forma ele cozinhará por dentro e não somente nas superfícies. AS moléculas de plástico e vidro não vibram e por isso não aquecem, sendo mais seguro do que o forno convencional, que pode causar até queimaduras se não houver a devida atenção e proteção. Ao contrário do que muita gente pensa, as ondas são seguras.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem é a rapidez no aquecimento e descongelamento de alimentos, sendo necessário alguns minutos para o preparo. Sem contar os alimentos indicados para o preparo no micro – ondas. Outra vantagem deste eletrodoméstico é a possibilidade de esquentar sobras ou alimentos pré – prontos, proporcionando economia de tempo. Além das funções pré – programadas e a possibilidade de programar o aparelho para que ele possa aquecer a refeição em determinada hora.
O forno micro – ondas tem uma desvantagem em relação ao forno elétrico que é o ressecamento que ele pode causar em alguns alimentos. O ideal é colocar um pouco de água, para evitar o ressecamento, ou aquecer refeições já preparadas ou congeladas. Outra desvantagem é a impossibilidade de colocar metais dentro do aparelho, pois as ondas eletromagnéticas perdem o rumo, podendo causar curto – circuito e até a perda do eletrodoméstico, que pode parar de funcionar. Se fizer questão, existem modelos desenvolvidos para grelhar e assar alimentos e neste podem ser utilizados metais em seu interior. Isso porque eles contam com um sistema que as ondas não entram em atrito com os metais.