Home Software Prontuário eletrônico – porque implementar

Prontuário eletrônico – porque implementar

0
Prontuário eletrônico – porque implementar

O prontuário eletrônico foi desenvolvido como uma alternativa para os prontuários convencionais, entretanto possuem uma gama de vantagens. O prontuário eletrônico é muito mais do que um registro eletrônico e permite adicionar várias informações sobre o paciente, podendo ser usado por médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e outros profissionais da saúde. Tamanha a vantagem do prontuário que ele pode ser usado em conjunto por esses profissionais que podem dar continuidade ao tratamento a partir das informações compartilhadas.

Os dados podem ser usados para tomar decisões sobre o tratamento do paciente, sendo capaz de auxiliar no atendimento ou população. O sistema auxilia no acesso remoto e pode ser consultado simultaneamente por mais de um profissional, com a possibilidade de conexão com a internet. É possível modificar os dados e editar o prontuário de qualquer lugar do mundo.

Segurança e flexibilidade nos dados

Prontuário eletrônicoOs registros possuem uma garante de segurança e proporciona a possibilidade de salvar os arquivos de forma eficiente e ainda realizar backups. Os dados são organizados de acordo com a ordem dos fatos, orientando quanto ao procedimento realizado. Com o prontuário  eletrônico também é possível integrar com outros sistemas, além da possibilidade de integração com computador, tablet e até mesmo o celular. Os dados podem ser armazenados em rede, localmente ou à distância, conforme as necessidades dos envolvidos.

Os registros são mais legíveis que os feitos a mão, com a grafia de difícil compreensão. Com a programação será possível manter um processamento contínuo de dados, estruturados de forma organizada. Possíveis erros e inconsistência de dados podem ser alertados, avisando os profissionais e pacientes. A pesquisa dos dados também pode ser feita de forma dinâmica, proporcionando uma fonte confiável, além de oferecer um estudo epidemiológico que pode ser acessado conforme as palavras – chaves mais adequadas. O prontuário eletrônico permite que os dados sejam impressos em impressoras comuns, bem como podem ser transferidos para mídias com o objetivo de apresentação.

Registro das ações médicas

O registro legal das atividades realizadas pelos médicos que forem registradas podem ser usadas no apoio as pesquisas, estudos clínicos epidemiológicos, com possibilidade de serem usados em avaliações e controle de qualidade. Promover o ensino e o gerenciamento de serviços também é uma das atribuições do prontuário eletrônico,q eu pode fornecer dados de cobranças, autorização de seguros, suporte para programas organizacionais, de benefícios e gerenciamento de custo.

Foco

FormulárioOs dados do prontuário eletrônico precisam estar focados no atendimento primário, levando em consideração que a unidade de atendimento como hospital é um complexo que realiza procedimentos cirúrgicos, dessa forma o prontuário é uma ferramenta séria, que determina como o tratamento será realizado, sendo de grande importância para a tomada de decisões. Com ele é possível oferecer capacitar melhor novos profissionais quanto aos cuidados que devem ter com os pacientes.

Como funciona

As informações individuais de cada paciente são armazenadas no prontuário eletrônico. Depois de armazenado os dados podem ser partilhados entre hospitais, clínicas, laboratórios, hospitais, agências de seguro e demais instituições médicas. A interface pode ser adaptada de acordo com as necessidades e padrões adotados.

Por que optar por um prontuário eletrônico e desafios enfrentados

De longe o prontuário eletrônico é uma grande vantagem sob o prontuário escrito, principalmente pelas informações poderem ser acessadas de diferentes lugares. Os dados podem ficar armazenados por muito tempo e usados por diferentes profissionais, que podem contribuir com mais informações e alterar de acordo com a mudança do quadro clínico do paciente. Os dados podem ser confidenciais, mas este ainda é um problema enfrentado por quem opta pelo sistema, mas é algo que pode ser contornado com a habilitação de uma chave de segurança.

Os sistemas ainda não estão padronizados e a interface ainda está falha aqui no Brasil, contudo algumas empresas já estão se especializando e promovendo uma melhora significativa neste quesito. Os médicos e demais profissionais da saúde dão o voto de confiança em muitas ocasiões para o prontuário eletrônico que pode ser usado em conjunto com as novas tecnologias, promovendo sempre melhoras no sistema.

No Brasil já existem hospitais operando com o prontuário eletrônico e a tecnologia passa por um processo de desenvolvimento e aprimoramento, conforme as necessidades das instituições que o utilizam. Segundo a Revista Brasileira de Educação Médica, os serviços ainda estão heterogêneos, mas o quadro deve mudar em pouco tempo.  Alguns impedimentos ocorrem mais por uma questão cultural do que acesso ao software.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here