
Você já deve ter pensado em montar um negócio próprio não é? E na hora de pensar sobre isso, muitas são as ideias que acabam surgindo. Quando falo “muitas ideias”, é porque quem já tentou construir alguma coisa sabe que não é nada fácil encontrar o ponto certo. Poderíamos simplesmente tocar no ponto onde achamos que é ideal para alcançar o sucesso, ou qual a área mais correta para se investir no momento, mas a verdade é que a instabilidade do mercado financeiro sempre acaba por mudar um pouco das coisas, e também não existe um ramo que você certamente lucrará ou que encontrará muito mais dificuldades em fazer sucesso.
Para aqueles que já tem uma ideia sobre qual projeto construir, é importante se atentar em alguns aspectos que realmente fazem a diferença dentro da rotina de uma empresa de grande porte. E para todos os outros que ainda não se decidiram sobre como prosseguir no ramo, talvez se destacarmos alguns pontos, fique mais fácil de caracterizar um projeto mais sólido.
Organização
Este tópico parece ser um pouco óbvio, mas é impressionante como ele faz a diferença no momento que partimos pro lado funcional da coisa. É fundamental desde o início que exista um padrão. Não somente regras e normas da empresa, mas principalmente um estilo próprio de sua empresa. Criar uma identidade para ela pode te trazer muito mais facilidade na hora de cuidá-la quando o negócio começar a ser executado em grande escala.
É claro que muitas coisas terão que ser adaptadas para o tamanho de sua empresa e número de funcionários, mas uma boa ideia é fazer com que o responsável por contratar novos empregados possa ser o mesmo desde o início, e se isso não for possível, ele precisa ao menos fazer uma rápida abordagem a todos os candidatos. Isso faz com que ele consiga transmitir, e além de tudo, perceber as características e essência de cada um, e fica muito mais fácil de encontrar alguém que possa representar a sua empresa bem.
Se atentar em uma equipe de entrevistadores, também faz com que aqueles que sejam contratados, possam estabelecer uma melhor relação entre sua empresa e seus clientes já que a essência de sua empresa poderá e provavelmente será passada mais facilmente para eles. Fica claro que também não existe nenhum tipo de jeito que te faça manter as coisas dentro da linha, alguns lugares você precisa ser mais firme, outros mais leve e também acertar o ponto. Por isso, se você acertar na contratação, é bem provável que não tenha tantos problemas quanto a isso também.
Cuide de seu produto
Não adiantará nada se preocupar com todas as áreas do seu negócio se o seu produto não for bem trabalhado. E trabalhar bem o seu produto, não necessariamente significa ter a melhor mercadoria do mercado, mas quer dizer que você sabe tratar e divulgar o seu produto melhor do que os outros. Não adianta ter um bom produto, e a embalagem estar rasgada ou suja, ou então seu produto não estiver bem conservado. Um estoque não pode faltar paletes, um depósito apropriado, além de funcionários CAPACITADOS para manusear equipamento e material, pois é lá que as maiores besteiras acabam por acontecer.
Se você colocar alguém que não esteja disposto, você estará comprometendo o estado de suas mercadorias, e dependendo do cliente que isso chegar, você não ter uma segunda oportunidade para mudar uma possível má impressão pela condição de seus produtos. Por isso, é bastante importante que aqueles que trabalhem na produção e estocagem de seu negócio, estejam dispostos e além de tudo, tenham formação para realizar todo o processo para que o seu branding possa ser explorado da melhor maneira possível.
Se preocupando em focar alguns pontos, a chance do sucesso chegará com mais propriedade para o seu negócio, e não deixe de aproveitar essa oportunidade.