
A temporada passa, e quando vamos ver o fim da ano já chega novamente. É praticamente unanime que o fim do ano é parte mais almejada por todos. Ter tempo para descansar, aproveitar o sol do Verão e as férias, não tem coisa melhor que pague todos esses momentos. Mais o melhor de tudo mesmo é poder pegar o carro, e viajar por aí com a família e amigos, para conhecer lugares novos, ou visitar locais onde não se frequenta durante a rotina do dia a dia.

As praias são a alternativa que mais expressa isso, com cada metro quadrado tomado por turistas, agora neste período de alta temporada do ano. Litorais pelo Brasil a fora, são o retrato da preferência da grande maioria em se banhar no oceano e refrescar com o clima das baixadas. Chácaras e sítios agradam aqueles que preferem uma curtição mais particular com seus chegados, e o interior completa a lista para quem quer aproveitar a virada um pouco mais tranquilo. Ainda contamos com aqueles que se programam e conseguem sair do país, adquirindo uma grande experiência cultural, além de conhecer novos programas de costumes locais.
Estradas
Um problema que pode te atrasar um pouco são as estradas, que nem sempre proporcionam a melhor qualidade de asfalto para rodar o país com o seu carro, e com isso, você acaba tendo que guardar dinheiro para pensar também com passagens para avião ou ônibus, que não garantem o mesmo conforto daquilo que é seu, além dos custos dobrados (ida e volta). Mas esse problema não é uma exclusividade desta época do ano, a característica que pode ser destacada, fica por conta dos altos trechos de tráfego intenso que podem fazer com que uma viagem de 1 hora, se torne cansativa e estressante por 4, 5 horas, dependendo da quantidade veículos na rodovia.
Mas ficar gastando tempo e perdendo a cabeça com preocupação nesse tipo de coisa, não é algo que deve acontecer, afinal, todos partem de casa com a intenção de relaxar, e gerar confusão com outros que estão procurando fazer o mesmo, não deve ser considerado. Uma dica é procurar sair o quanto antes da cidade, para evitar todo congestionamento, e na volta procurar um horário mais tranquilo para não correr esse risco. Além de precaver sobre isso, uma chegada antecipada garante também um relaxamento maior, enquanto os pontos turísticos ainda não estejam super lotados, tirando um pouco da beleza e prazer do passeio.
Planejamento
Todos os pontos bons e ruins abordados em cima, podem ser evitados ou garantidos, de acordo com o planejamento que for realizado. Muita gente gosta de se preparar para o fim do ano, ainda nas férias antecessores e isto só traz um melhor aproveitamento na hora que essa época chega. Mas também é comum dos planos mudarem seja por um novo emprego ou perca dele, namoro e casamento, ou simplesmente por não estar mais disposto em se arriscar nessa aventura e redefinir um novo local.
O importante é que essa mudança de planos não ocorra muito em cima das férias, ter um tempo para se reprogramar traz uma garantia para seu conforto e prazer futuro. Por isso, diante do contexto, é interessante que já haja algum tipo de segundo plano, para que você não perca as férias sem aproveitá-las de alguma maneira. Se não tiver como economizar alguns trocados nos meses anteriores a este, criar um projeto que não comprometa suas finanças é essencial, porque é muito comum conhecermos pessoas que viajam com o dinheiro que não tem e passam vários dos meses seguinte com dificuldades críticas e acabam precisando abrir mão de coisas importantes para o seguimento da rotina. O foco de tudo é se concentrar em realizar um planejamento que não te comprometa, mas que também, garanta um tempo diferenciado do comum, para que na volta para sua realidade, essas experiências possam ter valido a pena.