Home Esporte Osmose reversa: já ouviu falar?

Osmose reversa: já ouviu falar?

0
Osmose reversa: já ouviu falar?

Quantas vezes, naquelas aula de biologia nas quais tanta gente acaba dormindo, o professor falou sobre o processo de osmose? Você se lembra dessa matéria? Ou estava dormindo também? Rsrsrs A osmose é um processo químico em que um solvente menos concentrado passa através de uma barreira parcialmente impermeável (ou seja, é impermeável mas não totalmente, alguma coisa passa) até o lugar onde há um solvente mais concentrado.

Não deu pra entender? Vamos usar um exemplo, então. Imagine duas garrafas pet interligadas por um canudo, e que dentro desse canudo há uma membrana. Em uma garrafa tem água pura, na outra tem água com sal. Se a membrana dentro do canudo for 100% impermeável, essas águas não vão se misturar, correto? Maaas… se essa membrana for semipermeável, a água pura vai começar a passar pra garrafa que tem água com sal e reduzir essa concentração salina. Isso acontece naturalmente através de reações químicas e só nessa ordem (a água pura passa pro lado da água com sal, e não o contrário).

Já no processo de osmose reversa, esse fluxo segue no sentido contrário, ou seja, é a água salgada que passa na direção da garrafa com água pura – só que nesse processo, o sal ficará retido na tal membrana semipermeável. “Mas por que o fluxo se inverteu?” Porque foi aplicada uma pressão lá na garrafa de água com sal, “forçando” ela a passar pra outra garrafa através da membrana. Esse método é muito empregado na purificação de água para diversas finalidades, o que levou a indústria a especializar a produção de membranas de osmose reversa específicas para isso.

Por que usar a osmose reversa?

Processo-de-purificação-da-água.Na osmose “comum”, o soluto com menor concentração (no nosso exemplo, a água pura), simplesmente passa para o soluto de maior concentração (a água com sal) para equilibrar a concentração salina entre os dois recipientes. A intenção dela não é filtrar mas, sim, equilibrar. Já na osmose reversa, a intenção é fazer com que a solução mais concentrada seja filtrada pela membrana semipermeável, deixando ali a substância presente nela – no nosso caso, o sal. Ou seja, é preciso fazer com que a água com sal passe para o outro lado meio que na marra.

Cada membrana tem uma capacidade diferente de filtragem, retendo de 50% até 99% dos contaminantes, assim como um uso específico. Algumas são projetadas para filtragem de matéria orgânica, outras para componentes químicos usados no tratamento da água como o cloro, e outras para reter bactérias e vírus. Cada especificidade dessas tem uma utilidade na indústria química, farmacêutica, médica, etc.

Um dos usos mais importantes é na purificação de água para o uso nos aparelhos de hemodiálise. Ela passa por uma série de procedimentos de purificação e a osmose reversa é uma delas. Dentro do aparelho, utilizando também dos processos osmóticos, essa água purificada se encarregará de reter as impurezas do sangue, dentro de uma câmara onde ela e o sangue passarão ao mesmo tempo mas separados por uma membrana semipermeável também.

Outras aplicações

Processo-de-dessalinização.A osmose reversa também é muito utilizada na transformação de água do mar em água potável – porém, neste caso, essa produção é cara e pouco eficiente, já que o volume de água tratada por segundo não pode ser grande devido a limitações das membranas. Por sinal, o preço dessas membranas acaba sendo outro fator limitante para esta forma de obtenção de água potável. Também é utilizada na filtragem de leite para a produção de queijos.

Esse método de filtração é muito útil na recuperação de efluentes, para remover produtos químicos; também encontra uso na separação de microsolutos da indústria farmacêutica como antibióticos e vitaminas, na produção de gêneros alimentícios como sucos concentrados, etc.

São muitos os usos da osmose reversa, e em múltiplas áreas – e se prestarmos atenção, perceberemos que já nos beneficiamos dela de várias formas!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here