
Os paletes são peças essenciais para a realidade de locais como portos e armazéns, sendo que é provável que sem a presença deles, dificilmente estes locais funcionassem corretamente, pois eles exercem uma função realmente importante para a lógica de funcionamento destes locais.
Portanto, isto posto, vamos tentar entender e desvendar um pouco mais sobre o universo dos paletes, falando de cada uma das suas variedades, lembrando quais as vantagens que cada uma delas apresenta e ressaltando quais são as utilizações possíveis para cada uma delas. Com isso, vamos falar dos paletes de madeira, dos paletes de plástico e dos paletes de metal, reforçando que mesmo dentro destas variedades há diferentes tipos, especialmente na variedade dos paletes de madeira, que apresenta subdivisões importantes.
Os paletes de plástico

A variedade mais usada pelas empresas que desejam realizar o transporte de produtos perecíveis, como carnes congeladas, por exemplo, os paletes de plástico são também muito apreciados pelas empresas pelo fato de que eles representam um ganho em relação à variedade mais tradicional, feita de madeira, no que diz respeito à resistência e à durabilidade.
Por serem feitos de plástico, estes paletes conseguem resistir melhor à água, por exemplo, bem como a outras situações em que a umidade esteja presente de modo mais constante, o que reforça a sua importância para o transporte de alimentos e outros produtos perecíveis. Eles também são importantes pelo fato de serem mais leves quando estão vazios, o que facilita o seu transporte e o seu manuseio, além de eles também serem mais resistentes, quebrando muito raramente, e não necessitando de manutenção constante como a que os paletes de madeira, por exemplo, necessitam.
Paletes de metal
Esta variedade se diferencia das outras por ser muito utilizada para situações em que há necessidade de um nível de resistência muito superior e uma exigência muito mais intensa, portanto, é uma variedade de paletes que aparece com menos frequência do que as outras duas, tanto em portos, quanto em armazéns.
Mas é por causa de sua maior capacidade de carga e de sua maior resistência que o palete de metal está ficando cada vez mais popular entre as empresas, o que nos leva a crer que muito em breve ele estará presente em praticamente todos os galpões, armazéns e portos do país. Eles podem ser feitos de ferro, mas a variedade que mais tem sido utilizada e mais tem sido encomendada pelas empresas é feita de uma liga de aço, que apresenta grande durabilidade e praticamente é imune à ferrugem, o que aumenta a sua resistência às mais diversas situações.
Paletes de madeira
Considerados os paletes mais tradicionais do mercado, os paletes de madeira são vistos em praticamente tudo, desde armazéns, portos e até servindo de peças de decoração, o que também tem feito com que cada vez mais pessoas que antes os desconheciam, passassem a conhecê-los hoje em dia.
Os paletes de madeira, por serem os mais tradicionais, são também os que serviram de base para o surgimento dos paletes feitos de plástico e para os paletes feitos de metal, e eles também apresentam grande variedade de modelos e formatos, o que faz dos paletes de madeira a variedade mais diversificada das três hoje existentes.
O tipo mais comum de palete de madeira é o palete euro, que como o nome já indica, foi criado na Europa, e de lá partiu para o mundo, especialmente para os países ocidentais, e isto inclui o Brasil, onde eles são extremamente populares, principalmente por causa do fato de que apresentam um tamanho e formato padrão. A variedade dos paletes euro é tão apreciada que as empresas brasileiras decidiram, no final dos anos 80, criar um modelo brasileiro baseado neles, e desta ideia surgiu o palete PBR, que tem o padrão brasileiro de formato e de tamanho, sendo um dos tipos de paletes de madeira mais utilizados no Brasil desde então.
Além destes dois tipos, os paletes de madeira também se apresentam como paletes reciclados, que são paletes de madeira que foram revisados e que retornaram para o mercado para serem utilizados por mais um tempo, o que reforça o caráter ecologicamente correto desta prática.
Os paletes de madeira são feitos da madeira nobre Pinus, que também pode ser conhecida como pinheiro, sendo que praticamente todos os paletes utilizados no Brasil atualmente são feitos deste tipo de madeira, sendo que eles também utilizam madeira de reflorestamento. Enfim, agora você pode dizer que conhece muito bem os paletes e também todos os seus tipos existentes, o que só reforça como eles são importantes para a lógica das empresas de transporte e logística brasileiras.