
Mesmo que o mercado de suplementos tenha conhecido um verdadeiro boom de vendas nos últimos anos, principalmente devido à divulgação de informações e das vendas pela internet, a maioria dos suplementos já está disponível há bastante tempo. Claro que temos novas fórmulas e novas promessas na suplementação, mas muitos produtos alcançaram em países como o Brasil um sucesso muito maior do que o esperado. Isso significa que a população está mais ativa fisicamente ou que está buscando cada vez mais formas de emagrecer e ganhar massa muscular com pouco esforço? Temos como o principal exemplo o Oxyelite Pro, um termogênico de excelente qualidade que veio dos Estados Unidos para criar uma verdadeira legião de fãs por aqui, que experimentam os seus resultados e os divulgam dia após dia nos fóruns e blogs na internet. Produtos termogênicos como o Oxyelite viraram uma verdadeira febre nas academias, e ele é o principal representante desse sucesso recente. Mas a pergunta persiste: há uma mudança significativa na fórmula dos produtos como o Oxyelite ou trata-se de mais uma moda passageira? Os consumidores estão mais ativos, perdendo peso e ganhando saúde, ou estão sendo levados pelo excelente marketing digital desses produtos?
O que ele promete?

Podemos listar alguns efeitos práticos das substâncias da composição do Oxyelite, mas sabemos que, na prática, a procura por esse termogênico pode ser resumida apenas a uma busca: as pessoas querem emagrecer. E é exatamente isso que os vendedores anunciam como resultados da ingestão do produto. O Oxyelite é um termogênico potente, que tem como função estimular determinadas glândulas do nosso organismo para que o metabolismo seja acelerado, aumentando dessa forma o processo de quebra de gordura e de eliminação de calorias. O produto ainda promete uma atuação no receptor Alpha-2, que é responsável pela inibição da lipólise no nosso corpo, na prática a quebra das células de gordura propriamente dita, acionando o acúmulo dessas células pelo organismo. Com a inibição desse receptor, teoricamente o nosso corpo teria um estímulo menor ao acúmulo de energia na forma dessas células de gordura. O Oxyelite ainda possui estimulantes que ajudam na disposição para o treino, sendo que os usuários terão mais chances de realizar os exercícios com maior eficiência, e terão um tempo menor de recuperação, e esse é um dos efeitos mais relatados pelos usuários que testemunham o progresso com a suplementação. Na sua nova fórmula, o Oxyelite Pro trouxe ainda um potente inibidor do apetite, denominado Aegeline. Esse componente não estava presenta na primeira versão apresentada aos consumidores (a mesma que continha o DMAA, componente proibido e logo após substituído pelo laboratório), e foi considerado nas primeiras análises como um grande diferencial do produto frente aos concorrentes no mercado.
O que ele realmente oferece?

Com toda a certeza, segundo os milhares de relatos que podemos encontrar na internet, o maior efeito prático do Oxyelite é a sua função estimulante. Isso pode ser comprovado pelos usuários tanto na parte positiva do uso constante, como a disposição diária para o treino, quanto nos reflexos negativos, como dores de cabeça, insônia e irritabilidade. Não há como precisar o quanto o produto queima de gordura literalmente, pela sua ação no tal do receptor Apha-2, devido ao fato dos usuários relatarem uma maior disposição e, dessa forma, uma rotina de treinos acentuada. Na prática os usuários do Oxyelite treinam mais, e com isso o emagrecimento gradual é inevitável. Da mesma forma, não conseguimos encontrar em nenhum fórum usuário algum atestando o princípio de inibição de apetite pelo produto, principalmente porque com a carga maior nos treinos essa pessoa provavelmente passou a ingerir, pelo menos, uma maior quantidade de carboidratos e proteínas em todas as refeições. Lembramos que isso nem de longe quer dizer que o produto não funciona, até porque seria mais sensato analisar os resultados gerais do seu uso contínuo. E nesse ponto a maioria dos feedbacks do Oxyelite é positiva: houve aumento na rotina de treinos e uma perda de peso recorrente, o que deixou muitos usuários felizes e fiéis ao produto.
Efeito placebo?
Não conseguindo, na prática, analisar os resultados do produto, dá pra supor de cara um efeito placebo, ou mesmo outro tipo de efeito nos brasileiros: se gastei meu dinheiro com esse negócio pra emagrecer, agora vou ter que treinar. Logicamente excluímos aqui aqueles usuários de termogênicos que possuem mais fé que atitude, e que não treinam na espera que o termogênico faça todo o trabalho. Com exceção dessas pessoas, é obvio que o uso de um suplemento caro e sofisticado como o Oxyelite incentiva aquela pessoa a treinar mais, visto que é a busca de um programa completo que permite o emagrecimento e o consequente ganho de saúde. Portanto, as pessoas que utilizam o Oxyelite automaticamente iniciam um processo de auto incentivo para o treino, e isso não tem nada a ver com estimulantes artificiais. Essa motivação gera um treino mais pesado ou mais frequente, e, independente da atuação dos componentes do produto no corpo daquela pessoa, provavelmente ela emagrecerá em pouco tempo. Se você é influenciável como a maioria das pessoas, utilize essa característica (comum a quase todos os seres humanos) a seu favor. Crie um programa para emagrecer que inclua alimentação diferenciada e suplementos. Consulte um médico ou nutricionista antes de iniciar a suplementação, e então vá com força total para a academia. No fim das contas não importa o quanto o suplemento é eficiente, e sim no quanto você acredita que ele seja.