Home Esporte O armazenamento correto da cerveja

O armazenamento correto da cerveja

0
O armazenamento correto da cerveja

Seja em câmara frigorífica, geladeira, freezer ou depósito, é importante garantir as condições ideais de conservação, tanto da cerveja quanto do chope e bebidas fermentadas em geral. O consumo dessas bebidas tem crescido e com elas, a necessidade maior de estocagem, fazendo com que mais comerciantes e consumidores aumentem suas condições de armazenamento. Saiba quais as condições adequadas para a estocagem e as possibilidades de cada um.

Em câmara fria

A vantagem de armazenar em câmara fria está a possibilidade de conservação de grandes quantidades da bebida, com condições ideais para sua conservação por grandes períodos. É possível regular a temperatura e construir a câmara para que fácil o armazenamento e a retirada, de acordo com as necessidades do comércio. É indicado, especificamente para a cerveja em câmara fria, temperaturas para entre 3ºC e 5ºC, que irá conservar sem congelar ou perder a temperatura ideal para o consumo. Se possível condicione elas na vertical. No caso do chope, a temperatura é a mesma, contudo ele deve estar lacrado, assim poderá ser conservado por até 30 dias. Depois de aberto, o chope deve ser consumido em até 48 horas depois.

Câmara fria

A construção de uma câmara fria é indicada para distribuidoras de bebidas, supermercados, adegas, enfim, para comerciantes. Em casa, ela pode ser substituída por um freezer comum, mas se forem muitas pessoas morando, pode ser construída uma de menores dimensões, que pode servir para armazenar outros alimentos.

Freezer e geladeira

Tanto na geladeira quanto no freezer, as cervejas podem ser colocadas tanto para gelar ou para manter a temperatura. Se possível condicione as cervejas na vertical, tanto as de garrafa quanto as de lada. É importante nesse caso, não deixar a cerveja congelar ou resfria-la, deixá-la na temperatura ambiente por longos períodos e em seguida resfriá-la novamente. Quando isso ocorre a cerveja fica “choca”, que o termo popular para a fermentação além do desejado. Isso ocorre por conta do processo de pasteurização que ocorre com a mudança brusca da temperatura. Isso vale para uma mudança tanto para cima quanto para baixo. A mudança de pressão também pode congelar a cerveja, por isso quando alguém pega no meio da garrafa ela congela.

Na bolsa ou caixa térmica

Bolsa TérmicaUsada por muita gente que vai passear ou viajar, as caixas térmicas também preservam a temperatura da cerveja. Use gelo em volta das cervejas para preservar por maior tempo e se possível, retire o excesso de água.

Recomendações finais

As cervejas podem durar até seis meses, entretanto precisa ser bem armazenada, mesmo se não estiver exposta a temperatura ambiente, elas devem estar em local fresco e protegido dos raios de sol. O barril de chope pode durar até 5 dias dentro de câmara fria ou freezer que suporte o seu tamanho.  Se não você não possui essa capacidade de armazenamento, o ideal é adquirir um barril que fique de acordo com o consumo. Além dos modelos de 50 e 30 litros, há disponíveis barris de 10, 15 e até 5 litros. Estes últimos podem ser adquiridos até no supermercado. São os chamados one-way e são descartáveis. Com a compra adequada, evita desperdícios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here