
Cada vez mais, nos deparamos em um universo com medidas desesperadas. Os seres humanos (nem todos) parecem que finalmente têm entendido tamanha destruição que suas invenções e modos de vida, causaram ao planeta Terra. Hoje em dia, temos muito mais facilidade para encontrar projetos e ideias inovadoras que tragam um uma alternativa mais sustentável para os meios e recursos naturais. Mas ainda assim, o volume dessas iniciativas é muito pequeno, se comparado ao tamanho do nosso problema.
Há 10 anos atrás, a expectativa de trabalhos com energia natural era muito grande. E hoje, a realidade ainda não alcança esses níveis em que imaginava e espera, além do nosso problema com recursos naturais também piorarem a cada dia. Grande exemplo disso, a água vem se mostrando cada vez mais ausente em nosso dia a dia, e nós brasileiros, por uma situação muito improvável e de certa forma irônica, temos enfrentado uma das maiores crises hídricas já registradas na história do país. O que é preciso ser feito, para melhorar a nossa relação com o planeta?
Empresas e indústrias
Este talvez seja a parte responsável que atinge a natureza de maneira mais séria, apesar de não ser o maior. Bem verdade que muitos segmentos desenvolvem um trabalho muito maior atualmente, voltado para o campo da sustentabilidade. A tecnologia de energia renovável ainda não tem um campo expressivo de atuação, mas vem sendo valorizada, e tem recebido uma atenção interessante de muitos empresários de inúmeras áreas.
Mas é preciso ter a consciência que a culpa não é só das grandes marcas e indústrias que prejudicam sim o meio ambiente, mas em nossa simples e comum rotina empresarial também podemos evitar que o planeta sofra com nossas preferências. O que dizer, por exemplo, das milhares folhas de sulfite que amaçamos e rabiscamos de maneira desnecessária ao longo de cada dia? Multiplique esse processo pelo número de funcionários, e depois pelo número de empresas.
Pensando como um todo, é possível ter uma pequena ideia do tamanho do estrago que causamos todos dias as árvores. Mas se acha que o uso dessa madeira para funções empresariais, prejudicam as árvores apenas por sua queda e falta de reciclagem, se enganam e muito. Atrelando o problema de nossa crise hídrica, você sabia que milhares de árvores derrubadas todos os dias na Floresta Amazônica, produzem (produziam) também diariamente milhares de litros de água? Pois é, uma coisa aqui desestabiliza outras milhões de outras coisas ali.
Os paletes de madeira, apesar de ter um processo diferente de extração e de fiscalização, também têm uma vida útil muito curta porque não trabalham com reciclagem. E mesmo que tenham uma utilidade muito importante e eficiente, podem ser trocados pelos vantajosos paletes de plásticos, que tem um processo muito mais interessante para sua empresa, e ainda mais para a saúde da natureza.
Sociedade
O importante é que cada um faça a sua parte. A água vem nos ensinando – na verdade, fomos forçados a aprender – que novos métodos podem ser adotados em nosso dia a dia, e aquilo que realmente não tem necessidade de ser feito, pode funcionar como uma periodicidade mais interessante para todos os lados.
Esperamos que daqui a 20 anos, possamos estabilizar muito dos estragos que causamos ao nosso planeta desde os avanços tecnológicos do último século. A promessa, é de que cada vez mais carros, casas, além de tecnologia de entretenimento, possam entrar nessa nova realidade, e se adequem aos novos parâmetros e condições do planeta.