O encantamento por piso de madeira é praticamente universal. Difícil encontrar uma pessoa que não os encare como opções elegantes, aconchegantes e bonitas, e se você faz parte desse time pode apostar que está longe de ser o único!
É preciso entender, no entanto, que esse tipo de piso apresenta uma série de particularidades importantes, que devem ser conhecidas por aqueles que pretendem tê-lo nas suas obras e construções futuras.
Se é esse o seu caso é necessário ler esse artigo, porque a seguir falaremos um pouco mais sobre o piso de madeira e tudo que você precisa saber a respeito. Vem conferir e se surpreender!
Saiba mais sobre o piso de madeira que tanto te encanta
1 – Onde ele pode ser utilizado?
É natural se questionar sobre onde usar o piso de madeira, especialmente se você não é um especialista na área, mas nós podemos te ajudar a compreender como tomar uma decisão, e na verdade é bem simples! A orientação basicamente é que esse piso seja usado…
- Em ambientes internos, como a sala de estar, de jantar e os quartos, por exemplo;
- Em ambientes que não são externos e não são expostos à água, como a cozinha, o banheiro, a área de serviço, o quintal e a churrasqueira;
Agora, é possível que você esteja se perguntando se é possível usar esse piso em áreas comerciais, como a de restaurantes, hotéis e escritórios, e sim, é perfeitamente viável, mas é necessário tomar alguns cuidados, porque com o passar do tempo ele pode ficar com uma aparência desgastada e pouco brilhante, e assim como na sua casa ele também não poderá ser molhado!
2 – Que tipos de piso de madeira existem?
Existem basicamente dois pisos de madeira distintos, que você pode usar na sua residência ou na sua área de trabalho. Talvez você não os conheça, então está na hora de ser devidamente apresentado:
- O taco – Eles são criados a partir de tamanhos definos previamente, e o interessante é que é possível criar desenhos no piso a partir da combinação de suas peças;
- O assoalho – Eles são criados a partir de tábuas corridas que tem dimensões distintas. O instigante nesse tipo de piso de madeira é que ele dá amplitude para o ambiente onde é instalado, fazendo-o parecer muitas vezes maior do que realmente é;
3 – Como funciona a instalação desses pisos?
Eles são instalados de forma bastante prática e simples. De maneira geral, só é necessário colar os tacos ou assoalhos no contra piso, e na maioria dos casos não se pede a utilização de parafusos de fixação!
Para você garantir que o processo será bem-feito o melhor que pode fazer é contratar profissionais de renome para cuidar da instalação, não deixando na mão de qualquer pessoa! Assim você fica tranquilo, tendo a certeza de que o serviço será desenvolvido da melhor maneira possível!
4 – O piso de madeira tem algum acabamento?
Existem duas formas de você colocar um acabamento no piso de madeira. A primeira é passando verniz após a instalação, e todo o processo vai ser feito ao longo da sua obra. A segunda tira das suas costas esse trabalho, e as peças de assoalho ou taco já vem envernizadas, o que acaba acelerando consideravelmente o desenvolvimento da sua construção!
Como você pode ver existem muitas particularidades a respeito do uso do piso de madeira, mas uma coisa é fato: ele é incrível e vai trazer enorme charme e graça para qualquer ambiente! Vale o investimento e o esforço, especialmente se você escolhe os melhores materiais e profissionais! Boa sorte!