
Existem duas categorias de locação de vans, ou seja, os veículos fretados para o transporte de pessoas. A primeira destina-se ao transporte por turismo, excursão, transporte para eventos culturais, religiosos, translado, enfim, todo o transporte de pessoas realizado em vans para grandes ou pequenos trajetos que ocorre ocasionalmente. A segunda categoria destina-se ao transporte de funcionários que realizam o trajeto diariamente ou de alunos, no caso transporte escolar.
Segurança em primeiro lugar
Para ambas as categorias é de grande importância escolher um serviço credenciado junto ao DER – Departamento de Estradas e Rodagem, que realiza a fiscalização das empresas que oferecem o serviço de locação de vans. Eles verificam a situação do veículo, fazendo vistorias periódicas e também capacita os motoristas para dirigirem de forma segura e cordial. Os motoristas também devem ter carteira de motorista na categoria D ou E – CNH D ou CNH E. Verifique se a empresa realiza a manutenção preventiva e a higienização dos veículos, se possível faça você mesmo uma avaliação da van e do motorista que irá guiar.
Outro ponto a ser levado em consideração é a experiência da empresa, quanto tempo atua no mercado e quais os serviços prestados. É importante também verificar junto ao DER se a empresa possui registro e se encontra e se possui queixas junto ao órgão. Se o nome adotado pela empresa confere com o de registro e se o CNPJ também é o mesmo. Muitas empresas mudam de nome para melhorar o “filme queimado”, mas essas informações podem ser consultadas no telefone 155 do DER.
Quanto custa o serviço
O valor da locação de vans varia conforme o estado, o que o veículo oferece e a distância que será percorrida. Em algumas cidades o valora é a partir de R$ 200 para o perímetro urbano e um raio de 45 km. Deve – se verificar se esse valor será para mais de uma viagem, tempo ou se o motorista deve levar os passageiros em determinado horário e logo em seguida retornar. Os valores serão maiores para viagens fora do estado e com veículos melhores equipados. Algumas empresas oferece TV, DVD, água, lanche para os passageiros e demais facilidades que podem ser cobradas além do valor inicial.
Geralmente a quantidade de passageiros não é um item levado em consideração, contudo é válido ressaltar que nenhuma empresa excede a lotação de passageiros. Há veículos que podem levar até 18 passageiros confortavelmente.
Quem recomenda
A empresária Andressa Bessa solicitou o serviço de uma determinada empresa de locação de vans para levar os participantes de um evento de tecnologia entre o terminal de ônibus em São Paulo até o local do evento. O serviço foi contratado durante quase todo o dia levando os passageiros tanto do terminal ao evento quanto o percurso contrário durante o horário de 8 horas às 20 horas. O percurso é de pouco mais de 12 km e a empresária solicitou mais 5 veículos. O serviço custou R$ 4.500 e foi determinante para diminuir o tempo de deslocamento dos participantes e foi satisfatório segundo eles. O motorista foi gentil e era servida água mineral aos passageiros.