
Não, não é “jardinagem no palito”, é no palete, mesmo. Se você gosta de plantas e investe energia na conservação do meio ambiente – além de ter uma mente super inventiva -, vai gostar dessas ideias aqui!
Pouca coisa nesse mundo dá um visual mais bacana num jardim do que um bom palete, ainda mais se for naqueles deliciosos jardins de inverno de apartamentos. “Mas é sério isso? Misturar um estrado de madeira usada com flores tão delicadas? Como pode dar certo?” Pode acreditar: fica lindo! Eles dão um toque rústico tão interessante que não precisa nem pintar! Mas que tipo de arranjos se pode fazer com uma peça como essa?
Hortas na sala ou jardim de gatinho?
Essa ideia é joia para quem mora em apartamento pequeno, tem gato em casa e é super descolado. Um palete de madeira sobre o outro e vasinhos de terra entre os dois, deixando que as plantas cresçam entre as tábuas. Se você não tiver gatos, pode plantar temperos e/ou ervas aromáticas nesses vasos! E ainda pode inventar moda sobre essa ideia: ao invés de usar todos os espaços, como na foto, pode plantar só na metade – assim, terá espaço para colocar livros, copos, pratos (se você é desses que adora comer assistindo à TV). Agora, se existe um miador pela casa, você pode plantar milho de pipoca. É! Sabia que gatos adoram – repetindo: ADORAM! – comer as folhas do pé de milho? Faz um bem danado pra eles, pois as folhas não são digeridas: elas passam pelo estômago e intestinos removendo os pelos que eles acabam engolindo quando se banham, eliminado aqueles engasgos terríveis por causa bola de pelos. Ele vai ter sempre as folhinhas da salvação” a qualquer momento, e a manutenção é super fácil, já que os paletes não são pregados Nem colados.
Flores pra que te quero!
Esse é o uso mais comum que os paletes encontram dentro de casa: dar suporte às flores. Não tenha dúvida: a reunião da madeira rústica, usada e até um pouco surrada e suja e a delicadeza colorida das flores têm tudo a ver. A ideia pode ser a mesma da horta sobre a qual falamos aí em cima, mas as variações são infinitas! Se você tiver traquejo com marcenaria, mesmo que básico, consegue resultados lindos com pouco esforço, pois a simplicidade da construção do palete o torna muito manipulável. Se sua intenção é usar flores em vasos um pouco maiores, que não caibam entre os paletes empilhados, você pode usar suas estruturas para fazer uma “parede móvel”. Fica simples e extremamente charmoso! E se eventualmente for preciso retirar aquelas flores dali (por exemplo, por motivo de mudança), o conjunto pode ser deslocado todo de uma vez só, sem traumas. Mas tenha certeza de que os vasos estão bem seguros, ok?
Mas se você sabe que não vai se mudar daí tão cedo, que tal uma “parede fixa” de paletes para suas plantas?
Vai dar um trabalhinho extra com parafusos e furadeira, mas o resultado final fica ótimo! E vai muito bem em diferentes tipos de decoração, seja uma casinha rústica com jardim, seja um apartamento moderno.
“Mas se eu quiser eu posso pintar as madeiras, não é?” Claro que pode! Envernizado, pintado ou ao natural, o palete vai ter uma presença agradável de qualquer jeito. Cuide apenas de escolher a qualidade certa de tinta (específica para madeira e para interiores ou ambientes externos) e seu trabalho durará muitos anos.
“E quanto custa um palete?”
Depende. No mercado, você consegue comprar paletes novos, usados, de madeira, de plástico, de papelão especial… Normalmente, o pessoal do artesanato prefere o de madeira exatamente por ser mais rústico e combinar com qualquer ambiente. O de papelão permite criar visuais bem parecidos com os de maeira, mas não fica a mesma coisa (só mais leve). Agora, os de plástico… bom, são de plástico, né? Eles trazem à mente, de imediato, a lembrança de engradados de cerveja. Ou seja, eles não têm um appeal tão grande para o artesanato. Além do mais, sua construção não é em forma de estrado como os de madeira e papelão, e a dicas acima não serão possíveis com eles. Mas mentes criativas transformam qualquer coisa em objeto de arte, e se for seu caso, não se acanhe!
Mas vamos aos preços: um palete novo de madeira varia entre R$15,00 e R$25,00 a depender da madeira utilizada e do próprio fabricante. Um usado logicamente sai mais barato que isso, podendo chegar à metade do preço conforme o uso sofrido. Pode estar mais surrado, precisando de uma limpeza e de uma boa lixada, mas há que curta esse visual old e só faça a limpeza, mesmo.
Animou? Então escolha um canto da casa, tire as medidas, faça o projeto e divirta-se!


