Home Sem categoria ISO 45001: o que é? Para que serve? Como implementar?

ISO 45001: o que é? Para que serve? Como implementar?

0

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que um trabalhador morre a cada 15 segundos; 153 trabalhadores têm acidentes a cada 15 segundos e existem cerca de 2,3 milhões de mortes a cada ano.

No contexto do Brasil, há uma média de 700 mil acidentes e doenças em consequências do trabalho, isso conforme dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Por isso, ter uma norma ISO 45001 pode ser uma importante solução para sua empresa.

Nesse contexto, faz-se necessário debater ações específicas, bem como implantar um sistema de saúde e segurança do trabalho, no sentido de proteger a saúde física e mental dos trabalhadores da sua empresa.

Por isso, neste artigo você vai ver sobre o que é, para que serve e como implantar essa norma, não perca!

O que é a ISO 45001?

Trata-se de uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, que tem como foco trazer uma otimização para as empresas no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho (SST).

Essa norma foi criada com base em dados da OIT, segundo a qual 2,3 milhões de trabalhadores morrem a cada ano.

Trata-se ainda de uma norma do sistema ISO (Internacional Organization for standardization), uma entidade com sede em Genebra na Suiça, que desenvolve normas conforme as necessidades de todos os países.

A implantação dessa norma, há tempos passou a ser um fator estratégico para as organizações, pois como pode ser visto abaixo, ela apresenta vários benefícios.

Para que serve a norma?

ISO 45001 tem como intuito fornecer toda uma estrutura para uma correta gestão de riscos e oportunidades numa empresa de qualquer ramo ou porte, a fim de evitar lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, além de proporcionar ambientes de trabalhos mais seguros.

  • Além disso, entre os benefícios da implantação dessa norma, temos:
  • melhora o gerenciamento de perigos, riscos e oportunidades, no que diz respeito a saúde e segurança dos trabalhadores;
  • estabelece com clareza normas de controle que reduzem os acidentes de trabalho;
  • há redução de custos e passivo da empresa com a eliminação ou redução do número de acidentes;
  • há menores multas relacionadas a saúde e segurança do trabalhador;
  • melhoria da qualidade de vida do trabalhador;
  • diminui o número de afastamentos do trabalhador e, consequentemente, eleva-se a produtividade na empresa.
  • desenvolve uma cultura de controle operacional que está vinculado a uma maior informação e comunicação entre a equipe, sobre o que é apropriado de se fazer ou não.
  • Outro ponto a salientar é que essa norma pode ser aplicada a qualquer empresa, independente de seu ramo ou porte.



Como implantar a ISO 45001?

  • Para implantar a ISO 45001, recomenda-se ter uma consultoria ISO 45001 para uma maior segurança e esclarecimentos de questões relacionada à norma. Clique aqui para conhecer nossa consultoria especializada Na implantação se faz necessário observar esses procedimentos, dentre outros:
    1. Reúna e mantenha todo o time de sua empresa informado para implantação da nova norma, no que diz respeito ao seu objetivo, e já os prepare para um treinamento a respeito dos requisitos a serem cumpridos da norma.É preciso ter objetivos e uma política clara antes de iniciar o processo de implantação.
    1. Comece com um diagnóstico na sua empresa, identificando as oportunidades, aquilo que favorece a implementação da norma, bem como levante os gargalos, lacunas e riscos envolvidos.
    2. Desenvolva um plano de ação para a implantação da norma, identificando a equipe necessária, os recursos que serão utilizados, o valor do orçamento, o prazo para implantação, e as principais ações que serão executadas com base em um cronograma criado para tal.
    3. Faça um treinamento com a equipe e com pontos de reflexão para identificar fatores de risco e oportunidades de melhoria.
    4. Implemente a norma sempre com a direção de uma liderança preparada e que conheça a fundo a norma.
    5. Faça uma auditoria para verificar quais ações estão tendo êxito, bem com as mudanças a serem feitas, as prioridades e porquê.
    6. Entre com as providências necessárias quanto às não conformidades, sempre incutindo nas pessoas uma cultura de prevenção e melhoria contínua.
    7. Identifique o que falta para a empresa ser certificada e implemente ações para isso.Mas sabemos que isso varia de empresa para empresa, pois cada uma possui uma realidade e uma cultura diferente.Neste artigo você viu sobre o que é, para que serve e como implantar a ISO 45001.Para quem não é do ramo ou especialista na área, recomenda-se ter uma consultoria ISO 45001 para uma maior segurança e esclarecimentos de questões relacionada à norma, certinho?

A ISO 45001 é uma Realidade em Sua Empresa.

Quer saber mais? Solicite uma consultoria da ISO 45001:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here