Home Seguros Fique por dentro do seguro náutico

Fique por dentro do seguro náutico

0
Fique por dentro do seguro náutico

As pessoas que desejam adquirir uma embarcação costumam ter muitas dúvidas a respeito da aquisição de um seguro náutico. Para ter esse seguro é preciso entrar em contato com uma corretora de seguros 

Ela irá te ajudar a escolher as características que são inerentes ao seguro, para que você tenha mais conforto e tranquilidade. Entender as variáveis do seguro náutico é muito importante para que você adquira algo que lhe atenda.  

As embarcações podem ser usadas para várias finalidades, como lazer, fins recreativos, passeios, realização de atividades esportivas como a pesca e a participação de pilotos nas regatas.  

Por isso, você deve identificar qual a finalidade da sua embarcação para que você, juntamente com a corretora de seguros, consiga encontrar um plano que melhor lhe atenderá.  

Fique por dentro do seguro náutico_00002

Como funciona o seguro náutico e como adquiri-lo em uma corretora de seguros? 

O seguro náutico funciona de forma similar a estrutura de automóveis. Ele tem como principal objetivo fazer com que os donos das embarcações de qualquer tipo possam desfrutar tranquilamente dela, pois tem como proteção os benefícios do seguro.  

Porém, umas das coisas que difere esse seguro do seguro de automóveis é que ele não leva em consideração as características da pessoa que está conduzindo a embarcação.  

Para medir o valor da aquisição do seguro, a corretora de seguros levará em conta apenas as características do veículo em si.  

O princípio do seguro náutico, assim como os outros, é repor um bem como ele se encontrava no momento anterior do acontecimento. As coberturas podem ser perda total, roubo ou furto, danos parciais, assistência e salvamento, operações de colocação e retirada da água e muitos outros.  

Para adquiri-lo você deve ir até uma corretora de seguros e fazer uma cotação dos valores. Ela entrará em contato com a seguradora, intermediando a ligação entre vocês dois.  

Como é estabelecido o custo de um seguro náutico? 

O valor do seguro está ligado ao valor da embarcação já que suas operações são pautadas nas características dela. O processo para avaliar os custos da embarcação leva em conta os seguintes fatores descritos:  

  • O material do casco da embarcação  
  • O tipo de embarcação 
  • O valor total da embarcação 
  • O tamanho da embarcação 
  • O local onde a embarcação será armazenada 
  • A data em que a embarcação foi construída 
  • A área em que o dono pretende realizar a navegação 
  • Os níveis de propulsão utilizados pela embarcação.  

Quais os diferenciais do seguro náutico? 

Ao realizar a contratação do seguro o proprietário poderá ter sua embarcação totalmente analisada para determinar as características dela que influem na contratação, para que todas as necessidades específicas dela possam estar englobadas no processo de cobertura.  

Além de ter uma cobertura total com relação aos eventos que possam ser ocasionados sem que o piloto tenha controle, como as condições da área onde está sendo navegado.  

O proprietário também terá uma assistência para fazer o transporte da embarcação em terra, como, por exemplo, o auxílio para colocar e retirar a embarcação da água.  

Para aquelas pessoas que desejarem aumentar o seu limite de navegação a águas internacionais, a aquisição de umseguro náuticoé a melhor forma de conseguir lidar com este processo de maneira simples.  

Outro diferencial que o proprietário tem quando adquire a contratação dos serviços de seguro em uma corretora de seguros é a possibilidade de atender totalmente às necessidades relacionadas com a prática de esportes. 

Ele garante a cobertura dos danos que a embarcação pode sofrer durantes às práticas dessa atividade em específico. 

Fique por dentro do seguro náutico_00001

Qual o tipo de restrição para se fazer um seguro náutico? 

A documentação da embarcação precisa estar em dia, como também acontece no seguro de carro. Isso também vale para a habilitação de quem irá conduzir. Não necessariamente precisa ser o dono do barco.  

As restrições genéricas são aquelas cadastrais e idade da embarcação. As embarcações com mais de 10 anos, ou às vezes até 20 anos em determinadas seguradoras mais flexíveis, podem ser fácil conseguir o seguro. 

Já em embarcações com idade acima disso, é difícil conseguir a aceitação das seguradoras. Vai depender também do material que é feito a embarcação. Por exemplo, a madeira, é só até cinco anos.  

Outro fator é qual será o tipo de utilização. De modo geral, pessoas físicas fazem seguro para barcos de esporte e lazer, que serão utilizadas basicamente para passeis em família e com amigos.  

Para aquelas embarcações de uso comercial, sejam as escunas de turismo, transporte de cargas, barcos pesqueiros, enfim, para esses existe tipos, haverá um outro tipo seguro.  

Ele é muito mais caro e abrange menos coisas, mas está disponível no mercado também.  

Para adquirir seu seguro náutico você deve entrar em contato com uma corretora de seguros, para que ela faça a cotação e te oriente qual será a melhor opção para sua embarcação.  

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here