Home Digital Fatos importantes sobre as baterias dos celulares

Fatos importantes sobre as baterias dos celulares

0
Fatos importantes sobre as baterias dos celulares

É difícil, hoje em dia, encontrar alguém que não possua um ou mais aparelhos celulares. Mais difícil ainda é encontrar uma pessoa que não reclame da duração da bateria do aparelho que possui, independentemente da marca ou do modelo. Pela internet ou pelas conversas do dia a dia, circulam muitas dicas, mitos e verdades sobre esses componentes tão essenciais à vida moderna. Por conta disso, confira, a seguir, alguns dos mais importantes fatos relacionados às baterias dos aparelhos celulares.

Fatos importantes sobre as baterias dos celulares

Baterias de celular não viciam

É muito comum ouvir pessoas que se queixam de que as baterias estão “viciadas”. Esse tipo de reclamação se deve ao fato de que, com o passar do tempo, é natural que elas não tenham mais o mesmo desempenho, o que pode fazer com que o tempo de carregamento se torne maior e que elas descarreguem com mais rapidez. No entanto, é preciso ressaltar que as baterias atuais são produzidas com íon de lítio, o que quer dizer que elas não ficam viciadas e podem conter cargas parciais. No passado, porém, as baterias tinham “memória” e poderiam, de fato, ser danificadas, pois eram feitas com níquel Cadmo.

Não é necessário esperar a bateria descarregar para carregá-la novamente

Esse é mais um mito amplamente comentado entre as pessoas. Na verdade, esperar o celular descarregar por completo pode ser um hábito bastante prejudicial, pois ajuda a reduzir a vida útil da bateria. Para evitar que isso aconteça, a maioria dos celulares da atualidade possui dispositivos que os desligam quando atingem a marca de 5% ou valor próximo. Essa medida ajuda a manter a bateria funcionando corretamente e por mais tempo.

Não é preciso carregar completamente a bateria após a compra

Essa é uma recomendação geral das empresas para que o consumidor, ao adquirir um celular, carregue completamente a bateria antes de começar a utilizar o produto. As baterias de hoje em dia não têm essa característica de “viciar”, de modo que essa primeira carga é opcional, tendo em vista que os celulares já vêm com um pouco de carga ao serem adquiridos. Fazer ou não fazer essa carga completa não influi em seu funcionamento.

Usar o celular enquanto estiver carregando é prejudicial

Essa é uma ação que desperta dúvidas e que é praticada por muita gente. Ao utilizar o celular enquanto a bateria está sendo carregada, o primeiro aspecto negativo é que o carregamento levará mais tempo. Além disso, esse fato tende a elevar a temperatura do aparelho, o que pode prejudicar o funcionamento e o desempenho da bateria e de outros componentes. Esse risco de superaquecimento aumenta com o uso de aplicativos ou jogos pesados. Ao perceber um aumento na temperatura do aparelho, retire o da tomada e só volte a carrega-lo quando não for mais usar.

Carregar “demais” pode causar problemas

É um hábito também bastante comum deixar o celular carregando e esquecê-lo por horas, mesmo que a bateria já esteja com 100% de sua capacidade. Isso ocorre principalmente com quem faz a recarga durante a noite, enquanto dorme. Se o carregador for original e não estiver com defeito, não haverá problemas porque os aparelhos modernos contam com um programa que interrompe o fornecimento de energia ao completar a recarga para evitar o superaquecimento. Esse sistema, no entanto, pode não funcionar se o carregador não for original ou tiver problemas. Por isso, é essencial que o carregador adquirido possua o certificado de homologação Anatel. Se não possuir, o aparelho corre risco de superaquecimento, comprometendo o seu funcionamento, e até mesmo de explosão.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here