Home Construção Direitos e deveres na construção

Direitos e deveres na construção

0

Dentro do ramo da construção é muito mais comum encontrarmos alguns tipos de acidentes do que em outras áreas. Não que isso seja algo interessante de falar, mas a importância em abordar um pouco mais sobre os riscos e prevenções que precisam ser tomadas, devem sim tomar nossa atenção porque muitas das situações podem ser evitadas ao longo dos projetos.

Para você arquiteto, chefe de obra ou dono de uma construtora, saiba que os riscos que cercam o seu trabalhador na obra se estendem também a você, e se por algum motivo alguma situação desagradável acontecer com ele, você também será bastante responsabilizado apesar da falta de preocupação que encontramos com alguns profissionais. Por isso, é fundamental destacar algumas das medidas que nem sempre acabam ser priorizadas por ambos os lados, e que podem prejudicar a todos mais pra frente.

Empregadores

Começando pela parte burocrática, é obrigatório que o trabalhador que representa sua empresa e o seu projeto, seja favorecido com tudo aquilo que a constituição garante como benefício mínimo para o desempenho das funções. Garantir que essas condições chegue ao seu empregado, significa também que ele realize o seu serviço de forma mais tranquila e com vontade, por ser recompensado com tudo o que é seu por direito.

Cuidados-que-os-chefes-precisam-ter-com-seus-funcionários.Referente as condições de saúde no trabalho e toda sua legislação, é necessário INSISTIR no uso de EPIs (equipamentos de proteção individual) para todos os seus funcionários já que muitos acabam deixando de usá-los por alegar desconforto ou já se acostumarem a exercer suas funções profissionais do modo errado. O ideal de tudo é se apoiar em meio a variedade de cartilhas criadas para prevenir riscos e acidentes dentro do ramo de obras.

Talvez isso não interesse o seu empregado, mas a empresa precisa ter ciência sobre a responsabilidade que ela carrega ao enviar profissionais para exercer qualquer atividade que causa algum perigo a saúde do trabalhador. Uma ideia é tomar alguns minutos do tempo do funcionário todo mês para que ele lembre-se sobre a importância de se equipar com todos uniformes necessários, afim de não se machucar e também não prejudicar sua empresa.

Empregados

É ESSENCIAL que o trabalhador esteja sempre acompanhado dos EPIs, mas além do desconforto, eles também acabam se negando a usar porque as próprias empresas acabam por não fornecer e isso pode ser um grande problema. Saiba que o empregado de obra, tem por direito receber todo e qualquer equipamento necessário para realizar as atividades do projeto, além de ser necessário receber treinamento para utilizá-los e documentar o seu uso, para que não haja maiores problemas em um possível problema que aconteça na obra.

Não-se-arrisque-em-fazer-atividades-sem-o-EPI-correto.Ainda sobre o uso dos equipamentos profissionais também não é correto, por exemplo, uma máscara de solda seja usada para realizar pintura. Existem aqueles que acabam por utilizar os mesmos equipamentos para realizar atividades diferentes, seja por achar mais barato ou fácil, e esquecem que as vezes isso também pode causar sérios problemas de saúde por falta de proteção correta. E por isso também não deixe de alertar o seu chefe se o equipamento correto não estiver a disposição, até porque isso é um direito que o funcionário tem.

Por isso trabalhador, atente-se aos seus direitos e não se arrisque fazendo aquilo que pode te trazer graves problemas mais tarde. Procure sempre agir conforme a lei estabelece para que situações com acidentes e tragédias, não sejam coisas que acompanhe seu dia a dia. E empregador, cuide de seu empregado oferecendo tudo aquilo que ele necessita, para que sua única preocupação no final das contas seja pelo número de contratos que você irá fechar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here