
Ao se pensar em um projeto para construção ou reforma, já vem a nossa cabeça aquela poeira com muitos pedreiros quebrando coisas e construindo mais algumas. A importância para quem está contratando os serviços, é de que o resultado final seja satisfatório. Mas esse processo é muito mais trabalhoso do que parece. E tem alguns cuidados que precisam ser tomados, não somente por quem participa na prática do projeto, mas também daquele que será beneficiado por toda obra.
É necessário que todos envolvidos estejam atentos sobre o andamento das construções, pois qualquer erro não percebido pode causar graves consequências para a estrutura do lugar, consequentemente, prejudicando todos os lados.
Empresa contratada
Ao entrar em contato com uma empresa ou profissionais autônomos para realizar um orçamento sobre um projeto, é necessário que fiquemos atento para alguns detalhes sobre os mesmos. Não é preciso nem citar a obrigatoriedade do interessado, em pesquisar um pouco mais sobre os profissionais que contratará, seja por meio de obras anteriores realizadas ou até mesmo com clientes que tiveram contato para ter uma melhor ideia sobre o tipo de profissionais que se está lidando.
E quando fazemos isso é bastante provável que encontremos os mais variados tipos de avaliações. Se for alguém com bastante experiência, as probabilidades ficam ainda maiores. Mas o correto é não se basear somente no muito ruim ou no muito bom, pois isso pode te atrapalhar e fazer entrar em contato com um profissional que não seja o ideal para fazer negócios. Após encontrar uma boa média de avaliações, o ideal é entrar em contato com os selecionados e praticar quase que um processo seletivo para que depois você tenha certeza de optou pelo profissional correto.
Cautela nas obras
Depois de escolher e definir como seguirão as coisas para o seu projeto, é hora de começar a ver as alterações no local começarem a ser realizadas. E se engana quem acha que largar tudo na mão dos profissionais, por mais que você já tenha confiado no seu trabalho após as pesquisas, seja uma ideia a ser seguida. De acordo com a grandeza da obra, é necessário que você compareça algumas vezes no local para acompanhar as mudanças, e também realizar uma espécie de fiscalização sobre o andamento das coisas.
Pode ser que você não entenda tanto sobre obras, mas não deixe de reparar se os profissionais estarão bem protegidos para o procedimento, e também se estão usando equipamentos que evitam danos prejudiciais a estrutura do local (Escoras metálicas, vigas de madeira, etc.). Atente-se sobre as mudanças que serão feitas no local da obra, porque é muito comum as empresas contratarem terceiros que nem sempre são profissionais especializados e preparados para executar as necessidades desejadas do projeto.
Prazos e “probleminhas”
É muito comum também que alguns problemas acabem acontecendo, dificultando que a obra possa ser agilizada ou até finalizada. E sobre isso, é extremamente importante que fiquemos ligados, já encontramos uma situação muito interessante. Se começarmos a apressar todo o projeto é possível que ele não saia da melhor maneira possível, e também você acaba arriscado a contar com uma obra que não esteja apta a ser alojada de acordo com suas expectativas. E se pensarmos em oferecer todo tempo necessário, temos o risco de arcar com despesas maiores e além do orçamento inicial, causando também, mais dor de cabeça, enrolação e mal estar na relação com toda obra.
O mais importante de tudo é se posicionar de uma maneira interessante em todos os impasses que o projeto possa te apresentar. Não adianta ser totalmente rigoroso e também liberal, até porque o seu dinheiro e projeto estão em jogo, e por isso, é necessário administrar bem todo o planejamento. Tomando as devidas precauções e trabalhando com bons profissionais de confiança, alcançar a satisfação será só mais uma etapa certa de todo o processo.