
Qualquer empresa que se preze precisa investir em um bom sistema e-procurement. Por isso é bastante importante conhecer os diferentes tipos de e-procurement.
Com esse tipo de tecnologia você conseguirá com facilidade alavancar a produtividade da sua empresa.
Conhecendo os diferentes tipos de e-procurement você pode optar por aquele que atenda melhor as necessidades da organização e investir em um software de qualidade.
O que é e-procurement?
A tecnologia e-procurement, ou e-proc, é uma novidade no mercado que vem crescendo bastante e adquirindo um grande número de adeptos ao redor do mundo todo.
Trata-se de um tipo de sistema e-commerce com produtos e funcionalidades destinados ao setor de compras das empresas.
O e-procurement realiza de forma totalmente automatizada todas as funções habituais do setor de compras.
Dentre as coisas pelas quais ele é responsável estão o registro de cotações, criação de orçamentos, gerenciamento de estoque, projetos, follow-up, qualificação de fornecedores, entre outras funções.
Para aproveitar melhor essas funcionalidades é bom saber mais a respeito dos tipos diferentes de e-procurement e estipular qual o melhor para o seu negócio.
Os diferentes tipos de e-procurement
O e-procurement é um sistema automatizado que utiliza softwares modernos para oferecer as informações para o setor de compras de uma empresa.
Para saber mais a respeito dessa ferramenta é preciso conhecer os tipos diferentes de e-procurement. Veja os principais a seguir:
- Web base ERP( Enterprise Resource Planning): esse tipo de e-procurement se baseia na tecnologia da internet. Ele é capaz de realizar diversas funções.
Como, por exemplo, criar e aprovar as requisições de comprar e deixando elas todas em ordem.
- e-MRO(Maintenance, RepairandOverhaul): o sistema é o mesmo usado no ERP. Porém, esse estilo de e-procurement é destinado para encomenda de produtos não materiais.
Como o próprio nome diz, é indicado para serviços de manutenção, reparo e revisão.
- e-Sourcing: utiliza à internet para procurar fornecedores que realizem a venda de um produto especifico.
- e-Tendering: também usa a internet. Um tipo diferente de e-procurement que realiza a busca de informações.
São solicitadas informações aos fornecedores e eles enviam o que foi pedido para a empresa. Algumas vezes ocorremleilões eletrônicos nesta plataforma.
- e-Reverse Auctioning: usa a internet para a aquisição de bens ou serviços. O número de fornecedores é limitado.
- e-Informing: somente recolhe e distribui informações a respeito das vendas.
- e-Markesites: é a expansão do ERP, citado anteriormente, ele cria grandes cadeias de valor.
Como você pode perceber existem diferentes tipos de tecnologia e-procurement. Você pode optar por qual se encaixa mais com o serviço ou produto que a sua empresa produz.
Ou pode realizar a combinação de mais de um tipo de e-procurement para estabelecer um bom serviço do setor de compras da sua empresa.
Vantagens do e-procurement
Após conhecer os diferentes tipos de e-procurement você ainda tem dúvidas a respeito dessa ferramenta?
Então confira algumas informações que separamos relativas às vantagens de aplicar esse sistema na sua empresa.
Reduzir custos: ao, de certa forma, enxugar os serviços do setor de compras, você consegue reduzir bastante os custos da empresa de diversas formas diferentes.
Agilidade durante as compras: se manualmente o processo de compras poderia durar mais que um dia, hoje ele não passa de poucos minutos.
Isso acontece porque o software realiza todas as funções, de qualquer colaborador do setor de compras, de maneira extremamente eficaz e rápida.
Ganhos financeiros: os softwares conseguem fazer a análise do menor preço de um produto de forma bastante fácil.
Isso ajuda a empresa a não perder dinheiro durante o processo de compra.

