
Cozinhar é uma tarefa diária, mas nem por isso deixa de ser uma arte. Quem cozinha sabe que preparar alimentos pode ser bastante trabalhoso, mas também pode ser uma grande demonstração de afeto pelas pessoas, por meio da conquista do paladar. Essa tarefa fica bem mais fácil e gostosa quando se tem à disposição o material adequado.
A escolha das panelas, por exemplo, é primordial para que cada prato seja preparado corretamente e fique saboroso. Além disso, é preciso que elas sejam certificadas pelo Inmetro. A certificação de panelas é obrigatória para garantir que o objeto seja seguro ao ser manipulado, evitando acidentes, e para que sua composição não contamine os alimentos e coloque a saúde do consumidor em risco.
Confira algumas das características dos principais tipos de panelas:
Panela de alumínio
As panelas de alumínio são os modelos mais frequentemente encontrados nas casas brasileiras, afinal de contas, são também os mais baratos. Apesar dos preços baixos, esse tipo de panelas é bastante eficiente e ajuda no preparo de basicamente qualquer tipo de alimento, pois é de fácil utilização e conduz bem o calor. Só é preciso tomar cuidado no preparo de alimentos de alta acidez, pois ela pode soltar um pouco do metal que compõe a panela e prejudicar o seu sabor. No entanto, estudos apontam que essa interação do metal com os alimentos é mínima e não oferece riscos à saúde.
Panela de aço inox
O aço inoxidável, como o nome sugere, possui uma proteção que torna bem mais lento o processo de oxidação do metal, assim, a panela não enferruja com facilidade. São indicadas para o preparo de qualquer tipo de alimento, com exceção das frituras por imersão, pois o óleo aquece de forma muito rápida nesse tipo de panela.
Os modelos antiaderentes oferecem uma vantagem especial, pois o seu revestimento evita que os alimentos grudem em sua superfície, o que reduz a quantidade necessária de óleo. A superfície deve ser higienizada com cuidado para que o aspecto antiaderente não se perca.
Panela de ferro
Esses modelos também são populares nas casas brasileiras, especialmente nas mais antigas, sobretudo pelo interior do país. Cozinhar nesse tipo de panela deixa os alimentos com “sabor de interior”. Elas são especialmente indicadas para cozidos e ensopados. São modelos muito resistentes ao tempo, mas são panelas mais pesadas e que esquentam com facilidade. Assim, todo cuidado é pouco ao manipulá-las.
Panela de cobre
As panelas de cobre são reconhecidas por sua tonalidade avermelhada e acabam se tornando mais itens decorativos do que utensílios práticos. De qualquer forma, essas panelas são bem resistentes e seu uso é recomendado para o preparo de doces, por exemplo, pois sua temperatura se eleva e se abaixa com a mesma velocidade. Por questões de saúde, recomenda-se que sejam adquiridas as panelas de cobre revestidas com aço inox.
Panela de vidro
As panelas de vidro têm se tornado cada vez mais populares, tanto por sua estética moderna quanto pela facilidade de limpá-las. A desvantagem é que se quebram com facilidade. Por isso, o ideal é que sejam guardadas embaladas em outros materiais, como panos. São bastante úteis para preparar as refeições do dia a dia e evitam o acúmulo de bactérias.
Panela de barro
Os mais tradicionais e antigos modelos de panelas ainda são utilizados em algumas residências e restaurantes, pois podem ser levados ao forno. Apesar de serem muito pesadas, uma das vantagens de seu uso é o realce no sabor dos alimentos, que deixa qualquer comida com aquele gosto mais caseiro.
