Home Saúde Como funciona o filtro de água

Como funciona o filtro de água

0
Como funciona o filtro de água

Indispensável para todos os seres do planeta, a água passa por um longo caminho até chegar a nossas casas. Acontece que esse longo caminho nem sempre é o mais limpo e a água precisa de filtração para ser consumida pelo homem. Essa filtração é feita utilizando o elemento filtrante presente nos filtros e cada modelo possui um diferente. Saiba como é o funcionamento do filtro e quais os mais indicados para ter em casa.

Por que filtrar a água

O elemento filtrante é capaz de reter as impurezas da água. Isso porque ela passa por um longo caminho desde a fonte até chegar na casa das pessoas. Esse longo caminho começa por uma fonte que pode estar ou não contaminada pelo próprio homem e em seguida passa por uma estação de tratamento onde é retira a maioria das impurezas e são adicionados elementos para ajudar a limpar, como o cloro. Depois passa por canalizações, que podem estar sujas ou enferrujadas, que podem conter micro – organismos prejudiciais a saúde. Por fim ainda tem o excesso de substâncias, como  o flúor, que são filtradas pelo elemento filtrante.

Como acontece a filtração

FiltroExistem diferentes tipos de filtros e elementos filtrantes no mercado, com valores que variam de acordo com o tipo e funcionalidade. Os mais simples apenas retém as impurezas, mas são práticos, baratos e dão conta do recado. Já os mais sofisticados são capazes de refrigerar a água e tem funções específicas que auxiliam na filtração. O elemento filtrante é o responsável pela filtração, pois retém os micro – organismos e deixam apenas passar a água e os minerais presentes. A filtração não retira ou adiciona qualquer gosto ou cor a água, pois os filtros, retém a vida microscópica que vive em abundância na água sem tratamento.

São diferentes elementos filtrantes, sendo os mais comuns as velas de filtros de barro, o carvão ativado e os filtros de osmose reversa. No caso do filtro a vela, a água passa por seu interior e os agentes são retidos nos pequenos poros da vela. O mesmo acontece com o carvão ativado, que é comum nos filtros mais sofisticados, bem como os filtros de osmose reversa, que parte do mesmo princípio. Os dois últimos modelos também são indicados para a filtração de gases e do ar. Independente de qual modelo for adotado, é importante que ele esteja sempre limpo e dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro.

O que acontece se não filtro a água

As consequências de consumir água sem tratamento pode ser bem sérias e é importante atentar-se a isso. Ela pode até estar com o gosto normal, contudo pode conter bactérias, parasitas e protozoários causadores de diferentes males, que vão desde a náusea, diarreia, até perda de apetite, fadiga e vômito. Além disso, é possível ser contaminado com doenças como o botulismo, cólera e a desinteria. Sem contar que algumas infestações parasitárias podem levar ao desenvolvimento de brotoejas, febre, dores no corpo, calafrios, tosse e em alguns casos até mesmo a icterícia e subnutrição. Alguns desses males podem ser passageiros, causando desconforto por alguns dias ou semanas, e nos piores casos podem ser fatais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here