
Os 12 primeiros meses da vida de um bebê são muito especiais, pois são marcados pelo desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Ao completar o primeiro ano de vida, o bebê já entende algumas coisas que lhe são ditas, imita as ações dos outros, escolhe brinquedos, emite sons, demonstra afeto e consegue antecipar algumas ações dos adultos.
Os brinquedos para essa idade devem continuar a estimular essa interação da criança com o mundo que a cerca. Contudo, devem ser elaborados em material adequado para a idade e seguir as orientações gerais do Inmetro. A certificação de brinquedos é obrigatória no Brasil para que nenhum tipo de brinquedo ofereça riscos à saúde das crianças, seja por partes pequenas que possam ser engolidas, por matérias tóxicos, pedaços perfurantes, entre outros.
Assim, procure sempre pelo selo do Inmetro antes de comprar qualquer brinquedo. Além disso, confira algumas dicas de brinquedos estimulantes para o primeiro ano de vida:
Blocos
São os mais clássicos modelos de brinquedos. Os blocos estimulam a coordenação motora da criança e a criatividade na hora de compor diferentes tipos de construção. Por meio deles, a criança adquire noções importantes, como tamanho, forma, cor, peso e equilíbrio. No início, a ajuda dos adultos pode ser necessária, mas, aos poucos, a criança descobre sozinha o prazer de montar e derrubar seus pequenos projetos.
As caixas em que esses brinquedos vêm também são vantajosas, pois desenvolvem no bebê aspectos de organização e responsabilidade.
Brinquedos de empurrar
Os carrinhos de empurrar ajudam a criança a desenvolver sua força e as noções de espaço e velocidade. Além de serem divertidos e dinâmicos, alguns modelos ainda permitem ajudar a criança a se equilibrar e a dar os seus primeiros passos.
Telefones de brinquedo
Como citado no início do texto, uma característica dos bebês nessa faixa etária é tentar imitar as atitudes dos adultos, o que inclui a comunicação por telefone. Quem tem bebês em casa entende o fascínio que esses utensílios exercem sobre os pequenos. Assim, telefones de brinquedo são boas opções de brinquedos, pois estimulam a criança a tentar falar algo, especialmente quando os adultos entram na brincadeira e simulam conversas. Além disso, há modelos que emitem sons e luzes que enriquecem esse momento lúdico.
Brinquedos de encaixar
Os brinquedos de encaixar são feitos com diferentes formas geométricas, como cubos, argolas, entre outros. Eles estimulam na criança a capacidade de resolver problemas e de entender tamanhos e formas diferenciados. Ao manusear as peças, a criança estimula o desenvolvimento de sua coordenação motora e sua capacidade de concentração.
Brinquedos musicais
Para estimular a audição das crianças, os brinquedos que emitem músicas ou sons quando determinados botões são apertados são ótimas opções. Além de ser uma brincadeira divertida, a lógica da criança é estimulada quando descobre que cada botão emite um som diferente.
Bolas
As bolas, tanto para meninos quanto para meninas, ajudam a criança a desenvolver seu equilíbrio e sua noção de força e movimento. É um ótimo brinquedo para estimular a interação da criança com os pais ou com outras crianças. Mesmo que brinquem sentados, apenas empurrando a bola ao invés de chutar, a diversão é garantida. As bolas de tecido são mais macias e não machucam.
