Bronze é uma liga de cobre, que pode variar amplamente na sua composição. Ele é frequentemente usado em um material mais duro do que o cobre quando é necessário força e resistência à corrosão e para fins ornamentais. As variações em bronze (tanto em proporção e composição elementar) pode afetar significativamente suas características.
O Bronze “True” é uma combinação de cerca de 90% de cobre (Cu) e 10% de estanho (Sn), no entanto, existem três principais classes ou tipos de “bronzes” utilizados na escultura e construção. Eles são:
Estatuária bronze – cerca de 97% de cobre (Cu), 2% de estanho (Sn) e 1% de zinco (Zn); esta composição é o mais próximo de “verdade” bronze.
Bronze arquitetônico – na verdade, mais de um “bronze com chumbo”, esta composição é normalmente composta por cerca de 57% de cobre (Cu), 40% de zinco (Zn) e 3% de chumbo (Pb).
Bronze Comercial – Composto por cerca de 90% de cobre (Cu) e 10% de zinco (Zn).
Tradicionalmente, uma liga de cobre que contém zinco é um “bronze”; uma liga de cobre que contém estanho (não superior a 11%) é um “bronze”. Bronze composição pode variar significativamente, no entanto, e bronzes contemporâneas são tipicamente ligas de cobre, que podem conter de silício (Si), manganês (Mn), alumínio (Al), zinco (Zn) e outros elementos, com ou sem estanho (Sn).
Bronze em seu estado “cru” é um metal mais ou menos rosa ou cor de salmão; no entanto, ele raramente é visto em seu estado puro. Bronze normalmente exibe alguma corrosão de modo a que a sua cor varia normalmente entre o verde de cal para castanho escuro. Bronze expostos sofre mudança contínua e progride através de várias “fases” previsíveis de oxidação e corrosão. Os estágios de corrosão bronze variam em duração e hora de início, com base em vários fatores, incluindo:
Composição do bronze
Tratamentos de proteção aplicados na fundição
Clima
Localização e exposição à chuva, sol e outras condições climáticas
Poluentes atmosféricos
Programado manutenção / limpeza
Materiais adjacentes, incluindo materiais de núcleo residuais
Os usos típicos
Bronze Statuary é normalmente usado em escultura ao ar livre. Suas formas são quase ilimitadas, uma vez que pode ser moldado em qualquer formato para o qual um molde pode ser concebido. Os tipos mais comuns de formas incluem a figura humana, paisagens, cenas de batalha, animais, armas, elementos decorativos, como estrelas, rosetas, etc., e placas.
Bronze arquitetônico é normalmente utilizado para:
Portas e janelas
Metal portas e janelas
Caixas de correio e calhas
Cortar ou trilhos
Hardware móveis
Como regra geral, aplicações arquitetônicas procuram preservar o muito polido acabamento natural, “rosado” de bronze cru. Isto é conseguido através do polimento frequente e lubrificação de bronze decorativo / latão e elementos estruturais, ou a aplicação de vernizes claros que devem ser renovadas periodicamente.
Problemas e Deterioração
Bronze tem boa resistência a:
Atmosferas industriais, rurais e marinhos
Os ácidos fracos, se devidamente protegido com revestimentos de proteção adequadas.
Bronze tem uma fraca resistência a:
Amônia
Compostos férricos e amônia
Cianetos
Poluição urbana
Chuvas ácidas
Excrementos de pássaros
Os problemas podem ser classificados em duas grandes categorias: 1) problemas naturais ou inerentes com base nas características do material e as condições da exposição, e 2) o vandalismo e problemas induzidos humanidade.
Embora haja alguma sobreposição entre as duas categorias, os problemas materiais de deterioração inerentes geralmente ocorrem gradualmente durante longos períodos de tempo, a preços previsíveis e exigem rotina adequada ou manutenção preventiva de controlar. Por outro lado, muitos problemas humanos induzidos, (especialmente o vandalismo), são aleatórios na ocorrência; pode produzir resultados catastróficos; são difíceis de evitar, e exigem uma ação de emergência para mitigar. Alguns problemas humanos induzidos, no entanto, são previsíveis e ocorrem rotineiramente.
