
Muitas pessoas perguntam qual procedimento correto a ser realizado, quando o assunto é agendamento do Visto Americano. Todo cidadão brasileiro que pretende viajar aos Estados Unidos, seja por turismo, negócios, estudos ou transito, deverá solicitar o Visto E.U.A.
Até chegar no ponto de agendar o visto para os Estados Unidos, muita coisa deverá ser feita e com muita atenção, para que não comprometa a aprovação de seu novo documento. Antes de agendar o visto norte-americano, é necessário entender e ter a certeza em que categoria de visto você se enquadra.
O primeiro passo é entrar no site abaixo, com informações precisas, pronto para preencher um questionário online, com 160 questões em inglês, para cada solicitante.
https://ceac.state.gov/genniv/
Após o preenchimento do formulário de 160 online e de submetê-lo no site da embaixada Americana, atente-se para a impressão correta da confirmação. Em seguida, entrar neste outro site, siga todas as instruções da tela e gere o boleto para cada requerente do visto para os Estados Unidos.
https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv
Após pagar a taxa consular MRV, referente a 160,00 dólares por pessoa. Retorne ao site acima, e escolha a melhor data para concluir o agendamento do visto americano.
O agendamento do visto, é feito em dois dias distintos. Primeira data de comparecimento: Casv, local onde será colhida as digitais e fotos, em seguida entregue as confirmações, geradas no ato do agendamento do documento americano.
Segunda data de comparecimento: Consulado. É o tão temido dia da entrevista, e será neste dia que o solicitante saberá se o seu visto para os Estados unidos foi aprovado ou reprovado.
Todo o processo de agendamento, possui algumas particularidades que muitas vezes confunde a pessoa que está fazendo. Ao invés de abrir, primeiro as datas disponíveis no CASV, e em seguida as datas de ida ao consulado americano, que seria o correto, é feito ao contrário, de forma que induz muitas pessoas ao erro ou a concluir de forma incorreta.
O que não é legal nesta história é que somente pouquíssimos estados no Brasil, são servidos por esses centros de atendimento CASV, tornando tudo isto em um grande processo burocrático com os atrasos e filas de costume.
Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, e em São Paulo em dois endereços. Na Vila Mariana e no Alto de Pinheiros.
Consulados e embaixadas americanas, que atendam as solicitações de vistos, em menos estados ainda:
Embaixada dos EUA em Brasília;
Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro;
Consulado Geral dos EUA em São Paulo;
Consulado dos EUA no Recife.

O fato de precisar comparecer mais de uma vez ao órgão, para concluir todo o procedimento, é motivo de insatisfação para muitos, pois imagine para os solicitantes que não possuem nem Casv e nem um consulado americano em seu estado, as dificuldades encontradas para conseguir essa autorização.
Se você vai solicitar seu visto americano, fique atento, e preencha todos os dados e informações solicitados da forma mais correta possível, pois realizar todo o processo e não consegui-lo, significa uma nova sessão de processos novamente para a próxima tentativa. Se for o caso contrate uma assessoria confiável e minimize a possibilidade de recusa.
O bom de tudo isso, é que se aprovado seu visto norte-americano, no geral ele vem com validade de 10 anos, o que facilita a aproveitar por bastante tempo, curtir um pouco mais da terra do Tio Sam.